PENSAMENTO PRÓPRIO

Francisco de Paula Melo Aguiar

Ter pensamento próprio sobre as coisas visíveis, invisíveis ou imaginárias é a característica ou perfil de toda e qualquer pessoa independente ou que para pensar não depende de ninguém para por si próprio tomar suas decisões e ser responsável direto ou indiretamente pelo que pensa, fala e afirma que falou se necessário for.

Assim vem corroborar com tal afirmação o pensamento do filósofo e poeta insaista português George Agostinho Batista da Silva (1906-1994), in "Sete cartas a um jovem filósofo ", (1945), onde o autor cita: "do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus". De modo que "se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas" e até porque "os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha" e tanto "é que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura, já o pensamento lhe pertence", pois, "são meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem".

E mais não disse ou afirmou.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 03/04/2024
Código do texto: T8034086
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.