CRÔNICAS - O MEU ALTER EGO...?!

CRÔNICAS – O MEU ALTER EGO...?!

Sou o que sou no Recanto das Letras, com os meus escritos desde 2013, quando iniciei como Ivan o terrível , Ivanoterrível ( tudo junto) e Ivan Tadeu dos Pobres...

Sinceramente até a presente data jamais entendi o porque de apagarem tudo que escrevi de 2013 a 2022 como Ivan Tadeu dos Pobres, e porque bloquearam Ivanoterrível( tudo junto) mas continua as minhas publicações a quem queira ler os meus escritos que com certeza, cumpri regularmente a lei de quem escreve no www.recantodasletras.com.br e naturalmente também cumpri onde dou testemunho de quem publicou e com o nome dos verdadeiros autores... e não usando de má fé...

Enfim hoje com apenas Ivan o terrível que continua neste espaço lúdico e até a presente data continuo escrevendo as minhas memórias e talvez quem sabe um dia servirá como base para escrever as minhas memórias pessoais de um engenheiro que atuou por 47 anos como profissional e que talvez possa ter orgulho da profissão, pois muitos CIEPS que existem no Rio de Janeiro foram construídos por mim no tempo do Brizola como Governador do Estado do Rio de Janeiro!!!

Sou engenheiro mecânico automobilístico, colega do Ricardo Divila que projetou o Copersucar do Emerson Fittipaldi e também participei do projeto do TALAV... o trem aerodinâmico do Professor Soler da FEI – Faculdade de Engenharia Industrial onde me formei em 1972 como Engenheiro Mecânico Automobilístico, e posteriormente continuei fazendo Engenharia de Produção Industrial, onde atuei em todas as Refinarias da Petrobrás em todo o território nacional e também me especializando em Engenharia de Segurança e Higiene do Trabalho e Meio Ambiente na Universidade Santa Cecília de Santos, como pós graduação!!!

Sou especialista em Qualidade Assegurada, Inspeção da Qualidade em Soldagem Industrial ( qualificado com Inspetor de Soldagem Nível 2 pela ASTM – American Society for Testing Materials, bem como Inspetor de Soldagem pela FBTS – Federação Brasileira de Tecnologia de Soldagem, Inspetor de Líquido Penetrante ( pela ASTM também) e tendo sido Professor de Cursos Profissionalizantes e Projeto pelo Curso Arquimedes...

Atuei em vários projetos de Montagem de Estruturas Metálicas, bem como em Liberação de Vasos de Pressão como Inspetor qualificado para o Selo ASME ( American Society Mechanical Engineers ) atuando pela Premont Engenharia Ltda. E pela Pampa Engenharia Ltda.

Notadamente atuando pela montagem da Fábrica de tiras a Quente na CST – Companhia Siderúrgica Tubarão em Vitória no ES, como responsável da Qualidade pela SETAL atuando como fiscal da Peyrani, uma firma multinacional Italiana contratada para montagem civil e mecânica das Instalações, onde sugeri a troca de toda a radiografia para tubulação acima de 4 polegadas e 4,8 mm de espessura de parede metálica, com inspeção por Ultrassom, economizamos nada mais nada menos de 30 milhões de reais em custo benefício com tal troca possível pelas normas tanto da DIN(Deutsches Institut für Normung) como da ASME...

Atuando pela Mannesmann Demag, com apoio de um colega da área de Metalurgia e com conhecimentos de inglês e Alemão pudemos criar a adaptação da DIN para as NORMAS PETROBRAS – ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) quanto a soldagem de Materiais metálicos e Tubulações atendendo assim ambas as normas onde tal livro com 440 páginas foi aprovado pela Fiscalização da Petrobrás e utilizada na construção do maior equipamento de slove ( ou máquina de escavação para 25 toneladas ) para serviços na Vale S.A. equipamento esse de 5 milhões de dólares por unidade fornecida pela Mannesmann Demag de Vespasiano onde atuei como Gerente da Qualidade da empresa!!!

Modéstia à parte gosto do que faço e com certeza a faço certo na primeira vez... sem a necessidade de reparos posteriores, pois é assim que se economiza bilhões de reais e mantém o nome da empresa e naturalmente valoriza toda a equipe envolvida nesse processo de fabricação, onde por conhecimento técnico podemos provar a nossa capacidade inerente de nossos estudos sem a necessidade de buscar profissionais lá fora nos demais países, pois nos testes de qualificação entre nós brasileiros e os alemães e holandeses, num teste na Organizações Philips do Brasil com mais 180 engenheiros e técnicos provamos em 1974 que somos melhores em qualidade, engenharia, raciocínio e memorização do que os demais especialistas da Alemanha e da Holanda pois nós somos polivalentes, e atuamos em qualquer área da Indústria...

Quando fomos visitamos pelo Vice- Presidente da Philips na Constanta Eletrotécnica estava eu operando uma Injetora de baquelite ( injeção de material isolante ) por injeção de uma Eggus e o tal vice-diretor me perguntou se saberia operar a máquina em quaisquer circunstâncias... e dai mostrei a ele desligando e desregulando a máquina totalmente... e tornar ela a voltar funcionar normalmente de novo... sem a ajuda do costumeiro operador da máquina mesmo eu sendo engenheiro...

O que ficou surpreso de ver nós engenheiros não termos medo de operar um equipamento que nós projetamos e desenvolvi no Brasil a primeira máquina a injetar baquelite que normalmente era prensado e não injetado... pois nós mostramos ao mundo que podemos injetar tal produto com a precisão milimetricamente sem porosidade alguma e com qualidade isolante perfeita para tais disjuntores elétricos...

Ficou dele prometendo me levar para um estágio na Alemanha e na Holanda, mas que só ficou na promessa, pois por inveja dos meus superiores imediatos que eram alemães e holandeses jamais iriam me permitir sair do Brasil para mostrar a eles que somos mais profissionais que os demais colegas por lá...

Mas assim fui em busca de melhor futuro em outras empresas brasileiras, pois não tenho medo de desafios afinal sou um descendente de médicos e samurais japoneses, e um lavrador por nascença de Martinópolis onde até os 14 anos convivi em cuidar de plantas e sou agora na minha aposentadoria um engenheiro com 3 diplomas fazendo um pomar na Via Anhanguera para deixar para o povo poder colher o que precisar é de graça...

Nota do autor:- Basta fazer bem feito na primeira vez que jamais se arrependerá do que fez!!! E aprenda falar e escrever em várias línguas para que possa conhecer outras técnicas existentes em outros países evoluídos mais que nós brasileiros!!!

ivanhoé, IVAN O TERRÍVEL, IVAN TADEU DOS POBRES e ivanoterrível !!!
Enviado por ivanhoé em 03/04/2024
Código do texto: T8033617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.