O MUNDO PARECE GOSTAR DE MENTIRAS

Terça-feira, 2 de Abril de 2024.

Por mais brincadeiras ou gozações que se façam sobre o dia de ontem, 1º de Abril, talvez não se alcançarão as medidas absurdas as quais possui o mundo, com relação à elas nesse viver humano. É muita coisa. A ponto de se classificar como incomensurável, tantas são as dificuldades que se tem para calculá-las.

E são maneiras de todos os tipos, teores, conteúdos, formas e afins. Por isso as dificuldades em medi-las. Mas o cotidiano nosso nos permite fazer uma avaliação. Mesmo que sejam aproximadas.

Caso elas não existissem, tudo seria muito diferente. E um fato de primeira ordem define isso de modo fácil. As guerras que aconteceram no mundo. E que ainda acontecem nele.

Mas é na política que se pode perceber tantas distorções. Nesse âmbito, não há como deixar de se afirmar que todos os envolvidos nela mentem. E com isso vão enganando as populações do mundo.

Mesmo existindo hoje em dia recursos para se verificar as mentiras que se criam, ainda assim não se consegue impedi-las. Nem mesmo diminuí-las. E assim as barbaridades avançam mundo afora.

Uma situação rápida que nos leva a perceber tanto absurdo está em Cuba. Mesmo sendo uma ilha e próxima da maior nação do mundo, sofreu horrores há mais de sessenta anos, até hoje. Sendo que a situação por lá, atualmente, está fazendo com que a população enlouqueça. De tanta necessidade que anda passando.

Alguns dias atrás, parte da população saiu às ruas para protestar. Mas o fazem de um modo tão simplório que não assusta aos governantes de lá. A situação está tão desesperadora que não há pão para consumo. Também a energia elétrica está passando por racionamento absurdo todos os dias. E quase o dia todo.

Mesmo assim aquelas autoridades vivem a tentar enganar o resto do mundo com mentiras vergonhosas. Mas com o advento da internet, mesmo que lá possua recursos limitadíssimos, os cubanos já estão conseguindo fazer o mundo saber e ver suas mazelas.

Através do Youtube, qualquer um de nós, fora de Cuba, consegue assistir vídeos frequentes de boa parte de jovens cubanos, que mostram, inclusive, suas escapadas, fugas, de lá. E contam as epopeias por que passam nessas oportunidades.

Interessante mesmo é assistir aos vídeos deles, já fora de Cuba, principalmente aqui no Brasil, mostrando seus deslumbres ao entrarem num supermercado. Há deles que até choram copiosamente por ver as diferenças do que viveram e do que estão vivendo hoje, fora de Cuba.

Para os brasileiros, que andam vendo gente tentar transformar nosso país em Cuba, é uma lição profunda. Mas que, até agora, não acreditam no terror e no horror que é lá. Não há mais como esconder tanta miséria e sofrimento. E tomara que os brasileiros percebam essas diferenças e não permitam que nos transformem em cubanos. Com todo o respeito que eles mereçam.

*Em tempo: a distância entre Miami, nos Estados Unidos, e Havana, Cuba, é de apenas 150kms aproximadamente. Mas a distância social e humana entre essas nações não dá para se medir.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 02/04/2024
Código do texto: T8033200
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.