Entre Sem Bater - Os Segredos da Natureza

J. Robert Oppenheimer disse:

"... Não há segredos sobre o mundo da natureza. Existem segredos sobre os pensamentos e intenções dos homens ..."(1)

Sigmund Freud tinha uma definição para um segredo(2) na mente de um homem. Desse modo, faz todo sentido a ideia de Oppenheimer sobre os segredos da natureza e a dificuldade do homem com seus pensamentos e suas intenções. Com toda a certeza, a humanidade deveria entender a natureza e tomar cuidado com os homens.

OS SEGREDOS

Os segredos dos homens, assim como seus pensamentos, são insondáveis e podem apresentar versões diferentes a cada situação. Oppenheimer experimentou situações, no comando do Projeto Manhattan que poucos gostariam de experimentar.

Certamente, suas frases podiam conter segredos infinitos, que outros homens poderiam ter perspectivas diferentes. Contudo, quando ele determinou o sucesso da explosão de "Trinity" definiu como o mundo o veria. O "Pai da Bomba Atômica"(*) foi um cientista que não deveria guardar segredos.

PENSAMENTOS

Desde os primórdios da humanidade, a natureza se manifesta como um livro aberto. Inquestionavelmente, revela seus segredos àqueles que se dedicam a observá-la com atenção. As leis da física, da química e da biologia operam com rigor, a menos sob a intervenção humana.

A natureza, sem segredos, determina o ritmo das estações, o comportamento dos animais e o funcionamento do corpo humano. Contudo, muitos negacionistas e adoradores de mitos, fazem crer que tudo é invenção ou mentira.

Ao longo da história, grandes pensadores buscaram na natureza a inspiração para desvendar os mistérios da vida. Galileu Galilei, com seu telescópio, desvendou os segredos do cosmos. Isaac Newton, observando a natureza, desvendou os segredos das leis da gravidade. Charles Darwin, com suas meticulosas observações, certamente nos iniciou na compreensão da origem das espécies.

MENTE HUMANA

Em contraste com a clareza e simplicidade da natureza, a mente humana se apresenta como um labirinto sem saída. As emoções, desejos e crenças, certamente, moldam a maneira como interpretamos o mundo. Sem dúvida, as novas tecnologias e, primordialmente, as redes sociais obscurecem a verdade nua dos fatos.

A história está repleta de exemplos de como os pensamentos e intenções dos homens distorcem a realidade. Guerras, revoluções e crimes são apenas alguns dos frutos amargos da falibilidade da mente humana.

No entanto, a natureza não se deixa corromper pelas ilusões ou narrativas(3) da mente humana. Ela permanece impassível, testemunhando o desenrolar dos eventos com serenidade e imparcialidade. Entretanto, nos últimos tempos, a natureza não parece ter muita paciência com a imbecilidade humana.

As leis da natureza são inexoráveis, e a realidade, por mais dura que seja, sempre se impõe, e experimentamos estes castigos.

Observar o mundo natural com atenção e desprendimento nos ajudará a discernir a verdade da ficção, a realidade da ilusão. Refletir sobre opiniões que parecem naturais é mais do que necessário.

INTENÇÕES

Sobretudo no mundo atual, com a natureza cada vez mais transparente, os pensamentos e as intenções escondem segredos sinistros. Como se não bastasse os pensamentos e ações manipuladoras, temos intenções de pura ambiguidade. Enfim, são segredos que, sob revelação, mostram interesses escusos e maléficos, numa grave ameaça à coletividade.

Na era da informação, o acesso ao conhecimento, a princípio, é amplo e democrático. Entretanto, a interpretação e o uso desse conhecimento são terrenos férteis para a manipulação e o mal. As redes sociais, por exemplo, amplificam vozes dissonantes e disseminam intenções com uma velocidade assustadora. Desse modo, cria-se bolhas de informação onde a verdade se dilui em meio a mentiras e teorias conspiratórias.

As reais Intenções são verdadeiros segredos que o anonimato (outro segredo) facilita a vida dos mal-intencionados. Assim sendo, eles espalham o ódio, incitam a violência e promovem agendas extremistas, intencionalmente. A privacidade, antes um escudo para a liberdade individual, se transforma em arma para aqueles que desejam ocultar seus segredos.

MUNDO REAL x MUNDO DIGITAL

Nesse ínterim de desinformação e bolhas, na política, a manipulação da opinião pública apresenta-se com sofisticações. Algoritmos poderosos direcionam mensagens pessoais, explorando as fraquezas e os medos dos indivíduos. Por isso, nas últimas eleições, vivenciamos votos sofrerem influência e a democracia ficar sob risco. Líderes populistas, aproveitando-se da desinformação e da polarização, ascendem ao poder com discursos com segredos inconfessáveis.

Como se não bastasse, no mundo corporativo, a busca incessante por lucro a qualquer custo ameaça o meio ambiente e a saúde pública. Empresas escondem informações sobre os impactos de seus produtos e atividades ou se refugiam no marketing. Enquanto atuam com práticas antiéticas e predatórias, para aumentar seus lucros, arguem novas caras com ESG e outros badulaques. As intenções individuais se sobrepõem ao bem-estar coletivo, gerando consequências devastadoras para o planeta. E não é somente com o empresário ou acionista, começa naquele "influencer" da sua rua que ficou milionário e esbanjador.

FUTURO TENEBROSO

Seria preferível, e muitos fazem isso, contar para as pessoas as boas intenções e pedir pensamento positivo. Entretanto, nenhuma força positiva ou intenção de bondade, tem o poder das revelações da natureza.

Diante desse panorama, urge desenvolvermos a capacidade de discernir a verdade da mentira, as boas intenções das más. Desvendar os segredos nas intenções e pensamentos, ler nas entrelinhas e expor discursos falaciosos, é necessário.

Com toda a certeza, é preciso fortalecer a educação crítica, a capacidade de reflexão e o senso de responsabilidade. Devemos aprender a navegar nesse mar de informações com discernimento, repudiando intenções que incitam o ódio e a divisão.

A transparência, tanto na esfera pública quanto na privada e pessoal, diz respeito a não ter segredos, obscuros ou não. Governos, empresas e até mesmo pessoas devem ter práticas éticas e responsáveis.

Embora seja uma utopia, somente com um esforço conjunto, poderemos superar os perigos da má-intenção. Assim como no comunismo(4), a ideia é o bem para todos e não somente para os que possuem segredos e más intenções. Manter uma distância segura do submundo digital é uma forma de respeitar a natureza e a humanidade.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*)  Muitas pessoas atribuem a Einstein a paternidade da bomba atômica. Einstein formulou a teoria e escreveu ao presidente estadunidense que os alemães estavam fabricando a bomba. O físico alemão jamais passou perto dos segredos do Projeto Manhattan. Este texto não teve como base o filme homônimo do cientista que ganhou o Oscar, que nem vi.

Referência textual : - Série "Ponto de Virada: A Bomba e a Guerra Fria" - Netflix

(1) "Entre Sem Bater - J. Robert Oppenheimer - Os Segredos da Natureza" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/02/entre-sem-bater-j-robert-oppenheimer-os-segredos-da-natureza/

(2) "Entre Sem Bater - Sigmund Freud - Segredo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/05/04/entre-sem-bater-sigmund-freud-segredo/

(3) "Entre Sem bater - Bernadin de St. Pierre - As Narrativas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/07/entre-sem-bater-bernardin-de-st-pierre-as-narrativas/

(4) "Entre Sem Bater - Sylvia Pankhurst - O Comunismo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/01/entre-sem-bater-sylvia-pankhurst-o-comunismo/