PESSOAS BARATAS

Francisco de Paula Melo Aguiar

É certo que toda regra tem exceções, uma delas é encontrar gente honesta em tudo que faz, porém, essa não é a regra, tem gente que faz tudo por dinheiro, inclusive usando de artifícios manipuladores profissionais para selecionar e mapear suas futuras vítimas com assaltos, roubos e sequestros.

Sim, escondendo-se por trás de máscaras de "pano" para não serem identificados por suas vítimas, e assim continuarem pousando para si e para os seus familiares e amigos como gente honesta e trabalhadora.

Uma farsa. Porque não existe um só crime perfeito que a ignorância científica policial em querendo descobrir não descubra.

O mesmo artifício da chave de fenda que "arroxa", também "afrouxa", a parafuseta da manivela criminosa na arquitetura mental delinquente individual ou da formação de quadrilha que não é junina, que desfila a torta e a direita nas grandes e pequenas cidades em qualquer país do mundo.

E o que não é diferente entre nós com toda nossa brasilidade e incivilidade.

Não há um governante que tenha como se livrar de seus malfeitores de plantão que tramam em ficar ricos a quaisquer custos.

Não importa como, pois, em sendo assim, concordamos com o pensamento do ilustre filantropo e investidor norte-americano Warren

Buffet (1930), quando afirma textualmente que "a honestidade é um presente muito caro. Não espere isso de pessoas baratas".

E isso é autoaplicável em todas as relações humanas e gente barata vendendo facilidades é encontrada em qualquer beco das planícies súbitas e descidas.

Um dia desses os meios de comunicações divulgaram a prisão de um detetizador de casas, que assim se apresentava às suas futuras vítimas e pedia para elas saíssem dos ambientes durante a aplicação do inseticida, alegando que o "veneno" é tóxico demais, o proprietário do imóvel saia e ele aplicava o golpe, subtraindo o que podia dos quartos e demais ambientes. E antes que fosse pego em flagrante, o criminoso ainda ia a delegacia de polícia e fazia um B0 - Boletim de Ocorrência contra seus ex-clientes.

Este mundo tem gente para tudo, por exemplo, o empregado que não está satisfeito com o emprego e o muito menos com o salário, o pseudo profissional que conserta ou instala "olho" grande no patrimônio do "cliente" alegando que ele é mão de vaca, porque não paga o preço extorsivos cobrados pelos "consertos" implantados de geladeira, computador, ar-condicionado, etc, usado como álibi para justificar o comportamento delituoso contumaz.

E isso não é a regra, porque toda regra tem exceções, inclusive em se tratando de profissionais que atendem a domicílio e que são honestos e éticos.

Aí está presente a ficha dada...

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 02/04/2024
Reeditado em 02/04/2024
Código do texto: T8032952
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.