O HINO

Com o texto abaixo, homenageio minha cidade, em virtude dos seus 110 anos, falando exatamente do lindo HINO, que representa Guarani, minha cidade jardim.

O HINO

Ah...esta incrível internet! totalmente sincronizada com o planeta terra. De tal magnitude, que infelizmente, torna-se quase que obrigatório aprender a navegar nas ondas deste “sistema”. Ainda assim, como um leigo e simples mortal, tento imaginar como seria o mundo ficar (apenas um dia) impossibilitado em acessá-la? Caos geral? Ou existe algum outro atalho. Nos dias de hoje, é fato, surge colado em sua teia, a impressionante I.A. Para o bem ou mal é uma incógnita. Deus nos acuda dos golpes de pessoas maus intencionadas. A cada dia, noticia-se novas tecnologias: será a vez dos chips subcutâneos?

Mas o que tem a ver, o assunto retratado no primeiro parágrafo, com os 110 anos de Guarani! Simples: o hino da cidade, que considero marcante e até mesmo atemporal. Hipoteticamente, se alguém o compusesse, (nesta era com a tecnologia em alta), seriam usadas palavras verossímeis e impactantes, como estas ?: Tomado, Sentimento, Coesão, Desalento, Evolução, Avante, Letras, Ouro, Refulgirá, Vindouro, Gênio, Audaz, Lide, Inigualado, Sublime, etc...

Em um cenário caótico, o mundo fervia com a 1ª Grande Guerra. Literalmente, por estas bandas de Minas, reinava o silêncio e a paz. Portanto, quer seja, durante um dia de sol ou clarão da lua ou sob a luz do lampião. O compositor, munido de uma caneta-tinteiro ou talvez pressionando as teclas de uma máquina de escrever. Depois de tantas e quantas vezes folhas de papeis sendo, rascunhadas, rabiscadas, amassadas, rasgadas. Eureka! finalmente, o compositor, chega (ao meu ver) à perfeição ao compor este belo hino para a cidade de Guarani.

Conforme está registrado, “o hino foi cantado pela primeira vez na inauguração, da Ponte Metálica”, sobre o Rio Pomba. No meu ponto de vista, a Ponte ,sem dúvida, naquela época ,deve ter sido considerada, a menina dos olhos da cidade. Não sei se existem fotos em alusão à este momento histórico. Mas!!!... será como aconteceu este evento? Salvo engano... entendo, que foi uma equação perfeita: a inauguração da Ponte Metálica, concomitantemente com a apresentação do hino da cidade. Presumo, que neste dia, guaranienses eufóricos, compareceram em massa. Enchendo, as ruas mediatamente próximas à Ponte Metálica (Getúlio Vargas e a Benedito Valadares). Assim como, ao longo da ponte, outras mais entusiasmadas e orgulhosas, espremiam-se, rodeando as pessoas mais ilustres e o cantor. Houve até alguém, que observou as duas placas fixadas no arco mais alto, onde se lê: Homenagem a Dr. Delfim Moreira e na outra: Ponte Dr. Raul Soares. Num dado momento, o cantor com voz de tenor, começou a entoar o belíssimo hino da cidade. Minutos depois,,, juntaram-se todas as vozes, num só cantar. Naturalmente o som alto da música, ecoou pelos becos e ruas. Propagou-se através das águas, pelo curso sinuoso do rio, alcançando as casas ribeirinhas . Por fim , inaudível, na curva mais acentuada do Rio Pomba.

eoliv
Enviado por eoliv em 30/03/2024
Código do texto: T8031223
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.