O QUE INFORMA UM GRANDE JORNAL
O QUE INFORMA UM GRANDE JORNAL
“O sábio pediu instruções a determinada mulher nobre e rica”; disse o sábio: “Minha filha, simplifica, simplifica...” (Cornélio Pires).
A mídia impressa tem um papel preponderante, nos meios de comunicação. Procura sempre o furo para noticiar e ganhar destaque entre os leitores. Sua missão é deixar o público leitor bem informado. Tratar seus assinantes com dedicação e lisura. Aliás, as notícias devem ter sempre uma fonte forte e confiável e o repórter informar bem o fato acontecido. A grandiosidade de um jornal em termos de confiança está na responsabilidade das equipes que norteiam os destinos do matutino. Quem informa bem, vai mais além. O jornal tem de tudo, da fofoca a cultura, da violência ao entretenimento. Da notícia espetáculo, aos anúncios populares. Nesse mês, nesse ano, o jornal O Povo, comemora seus 80 anos de glórias e tradições. Nós que contribuímos com esse valoroso meio de comunicação, queremos desejar mais sucesso, mais dinâmica e que o compromisso com a verdade seja o ponto forte do querido jornal dos cearenses. O povo bem informado lê o jornal O Povo todos os dias. Jornal completo com cadernos variados e uma gama de profissionais que trabalha pelo engrandecimento da mídia impressa do Ceará e quiçá do Nordeste inteiro. Nossas congratulações ao informativo mais lido da cidade alencarina e do povo cabeça-chata. Nesse mote queríamos decupar às notícias que foram destaque no ano de 2007 e no começo de 2008. Mínimo terá menor reajuste em 9 anos. Proposta do Governo – O Governo federal pretende reajustar em 7,6% o salário mínimo a partir de abril. É o menor índice desde 2000, quando o mínimo foi reajustado em 11%. Com o aumento previsto na proposta do Orçamento Geral da União, a remuneração mínima oficial paga no Brasil passa a ser de R$ 408,90. O valor ainda precisa ser aprovado no Congresso Nacional.
Estado só recebeu 3% do total das verbas no PAC ( Plano de Aceleração do Crescimento). A volta do apagão aéreo. Filas e atrasos causam tumulto nos aeroportos do País desde o último dia 20/12/2007. De cada quatro vôos previstos, um registrou atraso superior à uma hora. No Pinto Martins, os atrasos atingiram 47,1% dos vôos programados. A previsão da própria Infraero é de que os atrasos se intensifiquem. Até 2010 todas as escolas e municípios terão internet garante Governo federal. País tem mais de 11 mil pessoas acima dos 100 anos, sendo 567 no Ceará. Ronda do Quarteirão estará em 77 áreas a partir do dia 3 de janeiro de 2008. O auditório principal do Centro de Convenções permaneceu lotado durante a solenidade de formatura dos novos 713 soldados do Batalhão de Polícia Comunitária, responsável pelo - Ronda do Quarteirão. Sobra emprego no Ceará. O mês de dezembro foi à grande oportunidade para o cearense sair do desemprego. Sobram vagas para garçom, recepcionistas, segurança e operador de telemarketing, dentre outras profissões. A menor procura pelos postos de trabalho gera vagas ociosas. No Sine, cerca de 1.800 pessoas a menos procuraram oportunidades de emprego. Presos traficantes que agiam na Zona Sul do Rio. A quadrilha agia na Zona Sul e na Barra da Tijuca, no Rio. O traficante Paulo Henrique Godinho dos santos, o PH, controlava o tráfico de drogas em Jacarezinho e já havia sido preso outra vez. O produto era vendido nos bairros nobres do Rio de Janeiro. Vaticano avalia beatificação do papa Pio XII. O processo de beatificação será acompanhado por Bento XVI. O assunto é polêmico devido ao papel de Pio XII no genocídio de judeus na II Guerra Mundial. Há quem o acuse de omissão. Outros acham que ele protegeu judeus. Ronda do Quarteirão começa a ganhar confiança da comunidade. O Ronda do Quarteirão completa um mês. Muitos comemoram os resultados, mais ainda não foram divulgados balanços das ações pelo Governo do Estado. Ainda há reclamações. A maior vantagem, segundo os relatos, é a rapidez e proximidade da população com os policiais. Estado das estradas federais do Nordeste em estado de calamidade e ninguém toma providências. Motoristas reclamam. Um dia de orações para Tasso e Luizianne. Tasso Jereissati e Luizianne Lins esqueceram divergências políticas, na noite do último sábado, para rezarem e descontarem os pecados, e em memória de dom Aloísio Lorscheider. Os dois, ao final cumprimentaram-se friamente sob o olhar de populares atentos. Filho de Bhutto é nomeado sucessor.
O filho de Benazir Bhutto, de 19 anos, será o substituto da mãe à frente do Partido do povo paquistanês (PPP). O viúvo da ex-primeira-ministra, Asif Ali Zardari, será o vice-presidente do PPP, o maior partido dessa potência nuclear. Um ano que chega a clima de tensão. Das eleições municipais, onde Luizianne Lins enfrentará dificuldades em seu projeto de reeleição, aos investimentos do Estado, passando pela nova realidade orçamentária do Governo federal depois do fim da CPMF, 2008 chega carregado de tensões no campo político. Governo Cid: das maldades à desova. Os bons índices de avaliação da administração do governador Cid Gomes ao longo desse primeiro ano de gestão podem ser compreendidos pela manutenção do embalo eleitoral, em que fala mais alto a esperança em mudanças futuras. Esperamos que o ano de 2008 fosse um ano menos tenso, de mais compreensão, menos corrupções e que a violência seja revestida em forma de amor e paz.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE