Entre Sem Bater - O Progresso

Ogden Nash disse:

"... o progresso pode ter sido benéfico, mas agora já foi longe demais ..."(1)

Em alguns períodos da história é difícil termos humoristas. Aliás, o que antigamente tinha a definição de comédia tem pouca relação com o que entendemos atualmente. Ogden Nash viveu num período turbulento, passou por duas guerras mundiais, e foi um grande produtor de poesia humorística. Decerto, muito do seu humor era ácido, por isso Ruy Castro incluiu sua frase no "O Melhor do Mau Humor".

O PROGRESSO

Em primeiro lugar, devemos destacar que algumas frases não são exatamente como nas obras originais. Desse modo, uma tradução atual ou pequena adaptação encaixa-se como uma luva nestes tempos modernos. Os trechos originais de Nash surgiram no auge da Guerra Fria, onde EUA e URSS lutavam pelo progresso maior que o inimigo.

Em “Come, Come, Kerouac! Minha geração é melhor que a sua”(*) o poeta escreve:

" ... Meu dicionário define progresso como um avanço em direção à perfeição.

Houve muito progresso durante a minha vida, mas temo que esteja indo na direção errada..."

Mais adiante, termina com:

"O progresso pode ter dado certo uma vez, mas durou muito tempo;

Acho que o progresso começou a retroceder quando Wilbur e Orville começaram a mexer em Dayton e em Kitty Hawk,

porque acredito que dois Wright´s(2) cometeram um erro."

Em suma, podemos depreender que o em termos de ideia, a frase-chave se alinha com o que escreveu Nash.

TEMPOS MODERNOS

A princípio, se considerarmos o momento que Nash escreveu sobre o progresso ter estar indo longe demais, é compreensível. Entretanto, depois da descoberta de penicilina, Raio-X,  luz elétrica e outras traquitanas, tudo acelerou que saiu do controle. É provável que a bomba atômica motivou este pensamento e o "longe demais". Por outro lado, os benefícios das descobertas deram um salto na qualidade de vida da humanidade.

A pergunta que fica é: Será que podemos repetir a frase de Nash considerando a Inteligência Artificial (IA)?

Com toda a certeza, muitos vão aderir ao mau humor de Nash e repetir a frase. Contudo, algum tempo atrás, escrevi sobre singularidade tecnológica, e quase sofri um linchamento virtual. Será que temos ao menos uma preparação mínima para o debate sobre progresso tecnológico e o futuro?

SINGULARIDADE E PROGRESSO

É provável que a velocidade estonteante das inovações tecnológicas ainda não fez cair a ficha dos cidadãos do planeta. Certamente, deveríamos questionar se estamos caminhando para um futuro utópico ou para um precipício distópico.

Analogamente à fábula da lebre e da tartaruga, a IA avança a passos largos, e a sociedade se arrasta tentando parecer entender tudo. Surpreendentemente, nunca se viu aparecerem tantos especialistas como em IA, nos últimos meses. Contudo, vemos poucas pessoas debatendo sobre as implicações éticas, sociais e existenciais da IA.

A promessa de um futuro com automação e eficiência se choca com a realidade de um mercado de trabalho em mutação. As crescentes desigualdades de todas as espécies e o risco de desemprego em massa são reais.

ALGORITMOS NO CONTROLE

A IA, com seus algoritmos cada vez mais sofisticados, assume funções antes impensáveis. Carros autônomos, diagnósticos médicos precisos, conversas com chatbots são comuns. A criação, por exemplo, de obras de arte originais demonstram a capacidade destas ferramentas. No entanto, essa mesma inteligência levanta preocupações sobre o controle e a responsabilidade por suas decisões.

Como se não bastasse, a perspectiva da singularidade tecnológica(3) torna tudo mais assustador. Desta forma, quando, hipoteticamente, a IA supera a inteligência humana, o debate, e não o uso, deveria aumentar. Por um lado, a singularidade pode trazer o fim de doenças, pobreza e sofrimento, o que é bom. Por outro lado, dá sinais de que a humanidade está perdendo o controle sobre seu próprio destino.

Os algoritmos estão tomando o controle de muitos comportamentos e influenciando as pessoas no consumismo e hábitos diários.

CRIATURA MONSTRUOSA

Nesse contexto, surge a necessidade de uma reflexão profunda sobre o progresso, as tecnologias e seus impactos. É preciso ponderar se estamos realmente progredindo na direção de um futuro melhor para todos. Ou estamos, de fato, apenas criando novas formas de sofrimento e desigualdade com benefícios para poucos?

Analogamente à lenda de Frankenstein, a IA pode se tornar uma criatura poderosa que se volta contra seus criadores. Ao invés de nos deslumbrarmos com as possibilidades tecnológicas, devemos discutir os riscos e as implicações éticas deste progresso.

Enfim, limites e mecanismos de controle para usos de forma responsável e ética devem partir da sociedade civil. A educação e a conscientização da população sobre as potencialidades e os perigos da IA são essenciais nesse processo.

O FUTURO NÃO NOS PERTENCE

Deveríamos estar em diálogos abertos e inclusivos, com envolvimento de especialistas em tecnologia, filósofos, sociólogos e a sociedade. É necessário, por isso, encontrar um equilíbrio entre o progresso tecnológico e a preservação dos valores humanos.

Ao refletirmos sobre a frase de Nash, concluímos que o progresso, embora benéfico em muitos aspectos, pode ser perigoso. A IA, com seu potencial transformador, nos coloca diante de grandes dilemas. Usaremos essa tecnologia para construir um futuro melhor ou se seremos vítimas de seu poder sem controle?.

Em suma, é preciso estabelecer limites e mecanismos de controle para tudo que signifique progresso. A minha geração, sem dúvida, não é melhor do que qualquer outra. Entretanto, o que cada geração faz com o progresso que a geração anterior conseguiu define o futuro. Cabe ressaltar que o mau humor da frase é crescente e serve para falar seriamente sobre o progresso tecnológico e muito mais.

A evolução humana(4) prescinde do progresso, já fomos longe demais, é apenas o começo, optaremos pela ignorância(5)?

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) Verificação do site "Quote Investigator".

(1) "Entre Sem Bater - Ogden Nash - O Progresso" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/28/entre-sem-bater-ogden-nash-o-progresso/

(2) "Wright Brothers - Wikipedia" em https://en.wikipedia.org/wiki/Wright_brothers

(3) "Singularidade, Alienígenas e Minhocas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2017/01/14/singularidade-tecnologica/

(4) "Entre Sem Bater - Donald Johanson - Evolução Humana" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/12/16/entre-sem-bater-donald-johanson-evolucao-humana/

(5) "Ignorância e Progresso" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2018/01/04/ignorancia-e-progresso/