CRÔNICAS - UM SONHO DE UM MEIO AMBIENTE MARAVILHOSO À TODOS...?!

CRÔNICAS – UM SONHO DE UM MEIO AMBIENTE MARAVILHOSO À TODOS ...

Com certeza a quem mais precisa de apoio na conjetura atual sobrevivendo debaixo da ponte devido ter perdido seu emprego e não ter nem mesmo um primeiro grau de estudo, estão sujeitos a ficarem desempregados eternamente...

Hoje em dia não há mais vagas para analfabetos, como era antigamente todos os lavradores que atuavam na lavoura, e daí quando eu tinha 10 anos dava aula a noite para os adultos e pelo menos 400 adultos tiraram título de eleitor e sabiam ler e escrever e fazer as quatro operações aritméticas...

Quando como engenheiro e Gerente da Qualidade da empresa e estava dando um parecer sobre como pintar, jatear e dar acabamento os tanques da Copesul, hoje Braskem em Triunfo no RS...

Um senhor de seus 60 anos levanta a mão e me diz:-

- Senhor falou bonito, mas eu não sei ler e nem escrever... sou o jatista aqui da firma há mais de 10 anos... de nada vai adiantar tal procedimento para mim!!! Exclama ele em voz alta...

- Sr. Sebastião, eu vejo o seu bom trabalho, e não estou criticando o seu serviço e jamais foi a intenção de menosprezar de o Sr. não saber ler e escrever, mas se quiser aprender a ler e escrever estou as ordens depois dos 15 minutos de almoço... estou na minha sala e posso dar aulas para o senhor para que possa aprender a ler e escrever... é pena que vai perde de dormir por seu 45 minutos, mas acho que vale a pena aprender a ler e escrever... e fazer as contas... que tal a ideia?

- Claro que quero aprender a ler e escrever... no troco ninguém me engana não!!! Exclama ele mostrando que sabe como pagar e receber seu troco sem mesmo fazer as operações aritméticas...

Assim naquele mesmo dia na hora do almoço depois dos 10 minutos já lá estava ele me esperando na porta da minha sala assim que retornei do almoço...

No dia seguinte veio a copeira que fazia o café para todos nós pedir para também participar da aprendizagem... e acredita que em uma semana já tínhamos 20 alunos... e no final do curso foram 30 alunos que terminaram o curso comigo, e quando eu me ausentava, a minha secretária dava a aula a todos, e quando eu e a secretária não tínhamos como poder dar a aula, o meu inspetor de Pintura, dava aula a todos...

Um dia um diretor sócio do diretor presidente da empresa em visita a obra, e bem na hora do descanso do almoço passou na minha sala e me quis dar uma reprimenda na frente dos funcionários... dizendo em voz alta...

- Meu gerente da qualidade ensinando o povo a ser grevista? Pergunta ele a mim...

- Pelo contrário esses meus alunos aqui saberão ouvir e decidir se nós estamos corretos ou não e só irão ser grevistas se nós estivermos errados e aproveitando da inocência deles...

- E quem autorizou tirar as xerox para dar a eles... como cartilha? Pergunta ele achando que me pegaria de calças curtas...

- As folhas seriam descartadas e estamos aproveitando o verso das folhas, comprei com o meu dinheiro uma cartilha Caminho Suave e estamos tirando xerox na máquina da empresa, e nenhum funcionário ganha hora extra durante tal sacrifício deles tirarem a soneca deles e virem aqui aprender a ler e escrever e para mim é um prazer alfabetiza-los...

- Parabéns, tu és muito benevolente de dar o seu descanso de almoço tal apoio a cada um deles!!! Me parabeniza agora vendo que a empresa apenas paga o tempo das copias das folhas que seriam descartadas...

Depois de 15 anos passados esse mesmo diretor já dono de sua própria firma nota em sua mesa o meu currículo para uma vaga de Implantação da ISO 9.000 na empresa e eu me candidatei, mas nem sabia que era a firma do tal diretor daquela vez que me tentou amedrontar com a sua bronca achando que tinha razão e fiz com ele engolisse tudo que ele disse e agora me convida para tal vaga...

- Lembra-se de mim lá de Triunfo da reunião com seus alunos na hora do almoço? Pergunta ele a mim...

- Se me lembro, e acabei te convencendo que estávamos certo e tu errado pensando que estávamos nos tornando grevistas???? Pergunto eu a ele...

-Sem dúvidas, me desculpe de eu tentar te amedrontar e tu provou que não tem medo de cara feia de diretor e nem de perder o emprego me respondendo diretamente e me mostrando o quando sou burro perante seus funcionários que estavam ali aprendendo a ler e escrever... Parabéns e quando vi o teu currículo fiz questão de lhe dar a vaga e é o meu Gerente da Qualidade, se quiser naturalmente, pois faço questão de que possa implantar a ISO 9.000 na minha empresa e vou te apresentar a gerente da área técnica do OHSAS 18000 da parte da Segurança e Higiene do Trabalho que será a sua parceira nessa implantação... te apresento... a Enga. Erica Costa!!! Diz o meu diretor daquela situação no RS...

Naturalmente tratamos tão bem que dobrou o meu salário em relação a empresa anterior em que eu implantei a ISO 9000 com a ajuda de um excelente profissional e meu Mestre Frederico... com quem aprendi tal implantação da ISO 9.000 e inclusive a ISO 8.000 e OHSAS 18000...

Assim é a minha maneira de agir sem medo, mas com a certeza de estar prestando serviços a empresa e aos meus colaboradores, pois sem eles jamais seria capaz de levar avante sozinho todo o trabalho que juntos podemos fazer cada vez melhor!!!

Nota do autor:- Nessa nossa vida só devemos ter medo de arriscar as nossas vidas num trabalho que desconhecemos, pois se sabemos o que fazemos com certeza estaremos sempre seguros de estar cumprindo com o nosso dever perante todos que respeitamos e somos respeitados, pois respeito não se impõe se adquire com bons exemplos!!!

IVANHOÉ
Enviado por IVANHOÉ em 27/03/2024
Código do texto: T8028673
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.