24/03/2024

Acordei bem cedo, como gostaria de acordar todas as manhãs, mas ainda sim mais tarde do que deveria. Estava chovendo como todas as manhãs desde que o inverno começou. Os pingos eram muito finos, mas bem molhados, no entanto, não o suficiente para, com o tempo, ultrapassar a camada grossa de meu moletom cor de vinho.

Eu segui para meu destino, o sítio de onde tiro meu sustento, mas no meio do caminho tive uma confirmação de um rumor que circulou durante a noite, o rio subiu e derrubou a cabeceira da ponte nova. O que fazer? Nada, não é minha responsabilidade e por sorte a ponte velha ainda jazia esquecida do lado da imponente, porém danificada ponte nova. Cruzei o rio sobre a antiga ponte de ferro enferrujada e cheia de buracos. Meus pais, ainda na época que essa ponte não tinha buracos e tanta ferrugem, diziam que ela era sobra da época do regime militar, mas foi montada em 2000. 2023 anos a ponte serviu até que fosse abandonada por uma nova e mais moderna forma de cruzar o rio, e vejam só, em menor de um ano ela voltou a ser a única forma de cruzar o rio. Não se fazem pontes como antigamente, bem, aterros, já que a ponte está intacta.

Era por volta das 6:20, o sol já estava a uns bons 8 metros acima da linha do horizonte, aparentemente. Depois da ponte sempre sigo por uns 600 metros em linha reta, é uma ladeira suave. Chego em uma encruzilhada, o meu caminho fica a direita, de lá, posso ver a cidade e o sol nascente por detrás das árvores. Uma cidade baixa, as únicas coisas que se destacam são as torres de metal, algumas já muito abandonadas, mas ainda ali sem manutenção e a muitos metros de altura sobre a cidade indefesa abaixo.

A cidade é pequena, sem cinemas, shoppings, parques, galerias, museus. Nada além de coisas de cidades pequenas, como pracinha e riachos. A cidade acordou mais cedo do que eu, no horário que eu deveria acordar sempre. Ela não vibra, ela no máximo treme, uma pequena cidade trêmula cercada por imponentes nuvens de um forte azul escuro, prenúncio de que logo as gotas muito finas dariam lugar a gotas normais e ainda mais molhadas e o moletom teria que dar lugar a capa de chuva.

Emanuel Franca
Enviado por Emanuel Franca em 26/03/2024
Código do texto: T8028551
Classificação de conteúdo: seguro