ODE Á GALINHA - E AO OVO

Julio Arthur Marques Nepomuceno (*)

"Tudo começa com a gema, o maior óvulo do reino animal, com 4 cm de diâmetro. Depois de liberada, a gema 'viaja' pelo interior da galinha até chegar ao útero, local onde o processo de formação do ovo termina com a solidificação da casca. Cerca de trinta minutos depois, a penosa ovula uma nova gema que dá início a todo o processo novamente." (Yuri Vasconcelos, mundoestranho.abril.com).

POIS BEM: O meu objetivo aqui é me solidarizar com as galinhas e fazer a defesa de sua obra prima, o OVO. É injusto, repugnante, aviltante, usar o ovo para protestar contra os políticos.

Existem várias formas de manifestação pacífica, e uma delas é a vaia. Ou o levantamento de placas. Ou tantas outras formas civilizadas de protesto, inclusive nas redes sociais.

Mas poupem os ovos. A galinha tem um trabalhão, é um verdadeiro sofrimento parto diário, e depois o ovo é atirado no indivíduo como um ato de protesto.

Espera aí! Proteste de outras formas. Pensem nas penosas e na sua bonita missão. Peguem os ovos e façam um bolo. Ou um ovo frito, que no pão, é um verdadeiro almoço. Mas usar de forma tão depreciativa, é, no mínimo, um insulto para com as galinhas. É um desrespeito aos sentimentos das penosas.

Tenho em minha lembrança uma penosa poedeira que sempre nos dava ovos para o almoço. Lindos ovos. Saborosos ovos. Ela ficou uns dias meio jururu, sem botar, e depois, quando botou, foi um ovo tão grande que teve como triste consequência a sua morte. Deu um lamentoso cacarejo, um verdadeiro grito de desespero, e...morreu! Era um ovo enorme, atípico, nunca vi coisa igual. Pois bem, a penosa pagou com sua vida aquilo que era sua missão. Nós a elegemos a “galinha-mãe do ano”.

Por isso, POUPEM OS OVOS!!!!!! RESPEITEM AS GALINHAS!!!!!! Vamos protestar, sim, os políticos merecem o nosso repúdio e a nossa indignação, mas vamos fazer isso de forma civilizada, educada, respeitando o sentimento das galinhas e o seu produto, verdadeira obra prima, o ovo!

TENHO DITO!

(*) Julio Arthur Marques Nepomuceno sou eu

26.3.2024

Julio Arthur Marques Nepomuceno
Enviado por Julio Arthur Marques Nepomuceno em 26/03/2024
Código do texto: T8028429
Classificação de conteúdo: seguro