Entre Sem Bater - Uma Conspiração

Allen Dulles disse:

"... Um serviço de inteligência é o veículo ideal para uma conspiração ..."(1)

Com toda a certeza, a formação religiosa dos irmãos Dulles (Allen e John Foster) ampliaram muito mais do que dogmas. É provável que a postura do Macarthismo(1) que espalhou pelo planeta teve alimento consistente na política dos irmãos. Algumas frases, mesmo curtas, desde que com uma análise e interpretação correta, explicam muito da história recente. A conspiração a que Dulles se referiu continua, atualmente, assombrando muitas nações com déspotas e aprendizes de tiranos.

CONSPIRAÇÃO

Vivemos tempos estranhos e, sem dúvida, as pessoas querem ter razão custe o que custar.

Alphonse Karr, um professor e romancista francês disse uma frase sobre conspiração(*) bem preconceituosa:

"... a amizade de duas mulheres é sempre uma conspiração contra uma terceira ...".

Por outro lado, a frase de Allen Dulles revela que as conspirações logo após o fim da Segunda Grande Guerra eram enormes. O histórico e a participação dos irmãos Dulles no início da Guerra Fria proporcionou relações conflituosas entre as nações.

DICIONÁRIO

Se considerarmos a definição e sinônimos de dicionário, teremos a certeza de que uma conspiração é a base para golpes.

Conspiração

Ação de construir um plano que prejudica alguém, geralmente um governante ou uma pessoa poderosa; maquinação. Ato

de quem busca prejudicar alguém, com a ajuda de outrem; conluio. Combinação secreta com alguém, contra uma terceira

pessoa; trama.

Sinônimos: maquinação, arranjo, trama, conluio, complô, conchavo.

Fonte; Dicio

Desta forma, é impossível ver na palavra alguma significação que denote construção ou cooperação não-criminosa. Golpistas precisam de inteligência para conspirar e ter algum resultado, com a ajuda da mídia de massa. Como se não bastasse este perigo real, agora temos os influenciadores e aprendizes de déspotas conspirando nas redes sociais.

Enfim, os conspiracionistas não são mais aquelas que Karr se referiu, nações inteiras conspiram.

SOCIEDADE DIGITAL

Em meio aos tsunamis das redes sociais nesta era digital, a tal conspiração não se limita ao âmbito feminino como disse Karr. Surpreendentemente, todas as esferas da sociedade nas mais remotas localidades, passaram a conspirar. É provável que o "idiota da aldeia" de Umberto Eco não seja tão idiota assim.

Desse modo, é preciso rever muitos conceitos, ideias e pensamentos. Com toda a certeza, nesta sociedade digital as fronteiras entre o real e o imaginário, se tornam cada vez mais tênues. Como se não bastasse, narrativas e versões se transformam em "verdades" nas bolhas de aceitação. E qualquer divergência ou contraditório nestas bolhas transforma-se em conspiração ou alguma síndrome comportamental.

SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA

Neste contexto do mundo digital de cabeça para baixo, na polarização de qualquer tema, a frase de Dulles é um enigma. Em outras palavras, para conspirar, entre nações ou pessoas, é necessário usar a inteligência. Numa nação, um serviço de inteligência com vários especialistas, nas pessoas, reflexão e comedimento.

Entretanto, o que vemos atualmente é puro açodamento em querer transparecer o que não se é ou não se sabe.

As palavras de Allen Dulles ressurgem com uma sinistra atualidade pelo seu desuso.

Se, eventualmente, considerarmos a premissa de que "... informação é poder ...", as ações de inteligência deveriam funcionar. Contudo, o que vemos pelas trapalhadas de agências como a CIA ou o extinto SNI é assustador. Dulles caiu pelas conspirações e golpes que praticou com a CIA. Recentemente, no Brasil, a ABIN - sucessora do SNI - derrubou parte de seus diretores por falta de inteligência.

Este paradoxo moderno, sofre uma exposição cruel pela velocidade e a ânsia da mídia em formar opinião a partir de versões.

OBSCURANTISMO

É provável que a ideia de "... informação é poder ..." venha crescendo desde a Idade Média. Naquele tempo, quem lia ou tinha conhecimento, praticava o obscurantismo. E ainda hoje, em muitas disciplinas e áreas do conhecimento, muita gente possui este comportamento.

O obscurantismo é a essência da conspiração. Conspirações que trafegam por muitas pessoas causam ruído, ainda mais se os intervenientes forem pouco inteligentes.

Assim sendo, déspotas se tornam os artífices das tramas mais obscuras, com manipulação da verdade sob um véu de sigilo. A Guerra Fria não cessou, Rússia e Ucrânia são a bola da vez, a história dos dois povos vai longe. A OTAN volta a protagonizar guerras, massacres e genocídios, a conspiração agora é de turma.

A conspiração é uma batalha por corações e mentes, com utilização massiva de redes sociais e alta tecnologia obscurantista.

DAS SOMBRAS PARA O MUNDO

A velocidade da Internet proporciona aos conspiradores, golpistas e pessoas de inteligência duvidosa saírem das sombras. Essa gente falsa(2) emerge do submundo da ignorância e estupidez com uma clareza perturbadora. Antes confinados, agora eles encontram plataformas para disseminar suas ideias nefastas e conspirações maquiavélicas. A desinformação se propaga como fogo em uma floresta seca, a ingenuidade e a sede insaciável por sensacionalismo é o alimento.

Por outro lado, o verdadeiro perigo reside não apenas nos conspiradores em si, mas naqueles que se tornam suas marionetes. Em outras palavras, os indivíduos carentes de aceitação e validação são as vítimas perfeitas. Além disso, aqueles ávidos por pertencer a algum grupo, aceitam se unir até em cultos de teorias da conspiração.

Desta forma, são esses indivíduos que amplificam e perpetuam as narrativas falaciosas, sem questionar sua veracidade ou consequências.

Nesse turbilhão de desinformação e paranoia, os serviços de inteligência claudicam e as pessoas se perdem. Surpreendentemente, quem deveria ser guardião da verdade e da segurança nacional, falha miseravelmente. A corrupção por interesses políticos, com ajuda de infiltrados, tornam-se parte integrante das conspirações. Em muitos casos, existe até o envolvimento daqueles que deveriam combater a conspiração e o crime. É como se os guardiões do reino se unissem aos invasores, traindo aqueles a quem juraram proteger.

O SOFRIMENTO DOS TERCEIROS

A história tem exemplos vívidos de como as conspirações entre nações, geralmente duas, visam prejudicar uma terceira. Guerras por procuração, golpes de estado teatrais e operações de desestabilização de nações sob o pretexto da democracia são comuns. Enfim, são apenas algumas das manifestações desse jogo sinistro de xadrez geopolítico e até individual. Nesse ínterim, enquanto as potências mundiais movimentam suas peças, o povo sofre as consequências. Os que mais precisam de ajuda nem entram no tabuleiro, ter voz e voto, nem sempre é sinal de participação e democracia.

Possivelmente, o aspecto mais preocupante dessa era de conspirações instantâneas seja a erosão da confiança nas instituições. Com a disseminação de teorias da conspiração, como a existência da terra plana ou a ineficácia das vacinas, fica assustador. Em suma, a sociedade se fragmenta em tribos virtuais, cada uma abraçando sua própria versão da realidade.

Os que não possuem ferramentas e tecnologias para acompanharem tudo que acontece e o que é falso ou verdadeiro, sofre.

ORDEM NA DESORDEM

Estes tempos malucos onde a inteligência artificial produz "especialistas" na velocidade da luz, está um caos. Mesmo que alguns paladinos da "sala de justiça" queiram regulamentar e colocar ordem, não vai rolar.

Assim sendo, diante desse cenário sombrio, surge a necessidade premente de fortalecer os alicerces da racionalidade. As redes sociais e a Internet, longe de serem apenas uma desordem, podem ajudar na melhoria da educação e do pensamento crítico. Por exemplo, aceitar que a verificação de uma informação como falsa ou verdadeira pode ser um começo. A partir daí, a capacidade de discernir entre o fato e a versão que se opõe às tentativas de manipulação e diversionismo.

Os serviços de inteligência devem se submeter a um escrutínio rigoroso e a uma supervisão eficaz. A ideia de Juvenal(3) sobre quem vigia o vigia deve prosperar nas mentes e nos corações de todos. Desta forma, elevam-se as garantias de que a inteligência serve aos interesses do povo e não aos caprichos de uma elite. A transparência e a prestação de contas são essenciais para evitar que se tornem instrumentos de opressão e injustiça.

Em síntese, a batalha contra qualquer conspiração, contra golpistas, obscurantismo e a falta de inteligência é secular. Raramente, essas disputas estão apenas nos campos de batalha digitais ou nos escritórios dos serviços de inteligência. Compreender que o combate deve ser uma luta coletiva, envolvendo todos os indivíduos é essencial. Um simples abandono de um grupo de discussão pode ser letal para uma grande comunidade. Desde que cada um não conspire, será possível desfazer os nós das conspirações e vencer o obscurantismo das mentiras.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) A autoria da frase não teve confirmação em sites confiáveis.

(1) "Entre Sem Bater - Allen Dulles - Uma Conspiração" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/26/entre-sem-bater-allen-dulles-uma-conspiracao/

Referência textual básica: - Série "Ponto de Virada: A Bomba e a Guerra Fria" - Netflix

(2) "Entre Sem Bater - Joseph McCarthy - Macarthismo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/20/entre-sem-bater-joseph-mccarthy-macarthismo/

(3) "Entre Sem Bater - Jô Soares - Gente Falsa" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/25/entre-sem-bater-jo-soares-gente-falsa/

(4) "Entre Sem Bater - Juvenal - O Guardião" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/02/02/entre-sem-bater-juvenal-o-guardiao/