Entre a Memória e o Horizonte: Uma Reflexão sobre o Tempo e o Ser

No casarão do meu avô, um lugar que sempre habitou o coração; erguido na rua 24 de outubro na 124 cidade de Itararé, as lembranças se entrelaçam com o tempo e a essência de ser. Era dali que partíamos com minha família, em um Jeep que cortava os caminhos do interior do Paraná, rumo a aventuras e descobertas que marcariam nossas vidas para sempre.

A cada visita àquele casarão centenário, as paredes de barro e cal, pareciam sussurrar segredos do passado, ecoando risos, histórias e emoções que se misturavam ao perfume das lembranças. Os móveis antigos, os retratos nas paredes e os objetos que resistiam ao tempo eram testemunhas silenciosas de uma vida vivida com intensidade e propósito.

Entre os corredores repletos de memórias, o tempo se desdobrava em diferentes camadas, como um novelo de fios entrelaçados. Cada canto daquele casarão guardava um pedaço da história da nossa família, um fragmento do que éramos e do que nos tornamos ao longo dos anos.

Olhando pela janela, avistava-se o horizonte se estendendo além da estação do trem na cidade de Itararé convidando à reflexão sobre a fugacidade da vida e a eternidade dos momentos que vivemos. Ali, entre a memória que se faz presente e o horizonte que se projeta no futuro, encontrava-se o cerne da nossa existência: a busca incessante pela compreensão do tempo e do ser.

Cada visita àquele casarão era uma viagem no tempo, um mergulho nas águas profundas da alma, onde as lembranças se entrelaçavam com os sonhos, os sorrisos se misturavam às lágrimas, e o passado se fundia com o presente, criando um mosaico de experiências que nos definiam como indivíduos e como parte de algo maior.

Assim, entre a memória que nos ancora ao passado e o horizonte que nos lança em direção ao futuro, compreendemos que somos feitos de instantes fugazes, de lembranças que ecoam na eternidade, de sonhos que moldam o nosso destino. E no casarão do meu avô, na rua 24 de outubro em Itararé, encontrei nessa lembrança o ponto de equilíbrio entre o que fui, o que sou e o que ainda posso ser