Entre Sem Bater - Gente Falsa
Jô Soares disse:
"... gente falsa não caminha, rasteja pela vida sabotando a felicidade alheia e sobrevivendo de seus restos ..."(1)
Jô Soares foi daqueles artistas que aproveitou ao máximo uma boa educação e ganhou reconhecimento em todo o país. Posso dizer que eu gostava muito de alguns trabalhos dele, mas, eventualmente, ele derrapava muito. Certamente, eu preferia os programas humorísticos e os vários personagens dele. Por outro lado eu tinha muita resistência a programas de entrevista e os grilos-falantes que ele tinha, só gente falsa.
GENTE FALSA
A frase que se atribui a Jô Soares(*), sobre gente falsa, tem um peso muito grande, sem trocadilhos. Sendo assim, se considerarmos que ele falou isso, mandou um recado para a classe dele ou alguém próximo. Surpreendentemente, se o destino do pensamento era algum artista, a mídia encobriu com perfeição. Jô Soares era assim, em seus livros, alguns personagens constroem-se na falsidade, como toda obra literária. É provável que muita gente falsa serviu de inspiração para seus livros e outros tantos enterram a carapuça, caladinhos.
A FARSA DAS REDES SOCIAIS
Desde que as redes sociais ganharam os smartphones, a vida virtual se mistura com a realidade. Assim sendo, surge um paradoxo que é assustador: a proliferação de pessoas falsas e a confiança que temos nas pessoas. Como se não bastasse, até pessoas que conhecemos se escondem atrás de máscaras digitais. Desse modo, esta gente falsa finge ser o que não são, criando mentiras de si mesmos nas redes sociais.
MÁSCARAS DIGITAIS: A FARSA DA PERFEIÇÃO
Perfis impecáveis, vidas perfeitas, felicidade constante: essa é a imagem que muitos constroem nas redes sociais. Possivelmente, muitas destas pessoas imaginam que nenhuma pessoa da sua rede de contatos as conhece fora das redes.
Esta situação é, por vezes, pitoresca. Por exemplo, conheci uma pessoa quando comecei a trabalhar, tempos depois, descobri seu perfil numa determinada rede social. Que decepção! Por outro lado, foi ótimo pois quando pedi uma conexão, recebi um bloqueio quase automático. Encontrar esta pessoa, posteriormente, foi pedagógico, olhar no olho e dizer: - eu sei o que você faz nas redes sociais.
Contudo, editar fotos, consumismo e mostrar conquistas, como alguns profissionais fazem na rede da soberba(2) é deprimente. Ainda mais quando a orquestração para criar a ilusão de uma vida ideal utiliza recursos tecnológicos, fica feio. Entretanto, por trás da máscara, reside a realidade: insegurança, frustração e a busca por validação dos outros. Com toda a certeza, as máscaras digitais e a farsa da perfeição ainda enganam muita gente, mas não todos.
SOCIOPATAS DIGITAIS
Os tempos modernos tornaram algumas palavras comuns e de fácil compreensão. Portanto, quando dizemos que algo transformou-se numa epidemia ou pandemia, todos entendem como "viralizou". Inquestionavelmente, bem tudo que viraliza tem vacina e existem aqueles que não querem a imunização. Desse modo, os sociopatas(3) da aldeia agora ganharam o mundo e estão entre nós;
A questão é simples: a busca por uma identidade falsa é um sinal de que a sociopatia e a falsidade estão aumentando na sociedade? Ou será que a realidade é que temos um enorme palco para as mesmas máscaras que sempre existiram?
É provável que esta gente falsa que agora identificamos, sempre foi assim, o caráter delas nunca mudou. Temos, desta forma, que reconhecer que as redes sociais amplificaram e facilitaram a construção de personas falsas. A falta de contato direto possibilita que esta gente falsa, inclusive parentes, se esconda atrás de mentiras e manipulações.
NARCISISMO E INSEGURANÇA
Com toda a certeza, o narcisismo, a insegurança e a busca por aprovação social alimentam essa cultura da falsidade. A necessidade desta gente falsa receber admiração, mesmo falsa, é enorme. A ideia de que os outros vejam estes narcisistas como gente de sucesso é quase um senso comum. Por exemplo, ter muitos seguidores, inclusive com perfis falsos, se torna uma obsessão para muitos.
Desse modo, qualquer atributo ou qualidade que a pessoa possa ter perde-se no meio de muita mentira e falsidade.
Assim sendo, essa epidemia de falsidade impacta negativamente nas relações interpessoais e na autoestima. A comparação constante com vidas "perfeitas" gera frustração, inveja e sentimentos de inadequação. A confiança nas pessoas, depois de cair alguma máscara, é irrecuperável. Por isso, cada vez mais, as relações pessoais ficam menos autênticas e mais superficiais.
BUSCA DE AUTENTICIDADE
É urgente a necessidade de desmascarar, de fato, a farsa das redes sociais, derrubar os mitos e lendas é preciso. Por isso, buscar autenticidade, valorizar a verdade e as relações reais deveria ser objetivo de todos. Os farsantes e portadores de síndromes sociocomportamentais graves, certamente irão negar esses comportamentos. Por outro lado, existirão aqueles, como os antivacinas, terraplanistas e congêneres que insistem na postura da mentira.
Devemos aprender a discernir entre a fantasia e a realidade, reconhecendo que a vida off-line é complexa. Todos têm direito de se expressar e se manifestar, com todas as nuances e imperfeições. Entretanto, a ideia de que gente falsa tem o direito de enganar as pessoas é um grande erro da sociedade.
Para combater a cultura da falsidade, é necessário cultivar a autoaceitação, reconhecendo nossas qualidades e defeitos. Devemos reconhecer que não há perfeição na vida de ninguém, e até mesmo que precisamos ouvir, às vezes, algumas verdades. E, acima de tudo, devemos valorizar e buscar conexões reais com pessoas que nos apreciam por quem realmente somos.
MUNDO AUTÊNTICO
Destarte, passou da hora de construirmos uma sociedade online mais autêntica. Se não conseguirmos, e não vamos conseguir, pelo menos devemos nos esforçar. Por isso, devemos combater esta gente falsa e não fugirmos do debate. Uma vez que fugimos de um grupo com muita gente falsa e mentirosa, eles se sentirão vencedores, e propagarão esta vitória. Devemos promover os espaços onde as pessoas se sintam livres para serem quem realmente são, sem fingimentos.
Enfim, alguns chavões que se propagam nas redes sociais precisam estar presentes na prática, quais sejam:
A busca por validação externa é uma armadilha.
A comparação com a vida dos outros é prejudicial, cada pessoa tem sua própria jornada.
Cultive a autenticidade em suas relações, seja verdadeiro e valorize a verdade nos outros.
As redes sociais são apenas uma parte da vida, não deixe que elas definam quem você é.
A frase original, a princípio, parece raivosa ou com muito rancor, e é isso mesmo quando nos decepcionamos com alguém. Essa gente falsa, sem dúvida, é um passo atrás da humanidade.
SINAIS DE FALSIDADE
"Gente falsa não fala, insinua. Evita a conversa e o diálogo, gera a cizânia e a intriga. Evita elogiar, prefere adular. Pratica a cobiça e não seu desejo sadio. Foge da colaboração, interfere acintosamente. Foge da participação e cooperação, se infiltra e conspira. Sorri democraticamente, só mostrando os dentes. Não caminha, rasteja pela vida sabotando a felicidade alheia e sobrevivendo de seus restos." (Jô Soares - O Pensador)
Essa gente falsa não consegue, sem dúvida, esconder seus sinais de falsidade. Desta forma, fique atento a alguns dos sinais a seguir, pode ser que a ocorrência de dois ou mais, denuncie gente ruim.
. Espalha boatos
. Fala mal de pessoas ausentes
. Mudar atitudes em função dos presentes
. Elogiam de forma irônica
. Magnificam qualquer erro de uma pessoa
. Sabotam o trabalho profissional de alguém
. Planejam coisas segregando pessoas
. Provocam constrangimento em grupos
. Transmitem a ideia de competição
. Nunca se sentem felizes pelo sucesso alheio
. Transmitem sentimentos de egocentrismo e hipocrisia
. Apresenta-se sempre como vítima
. Atacam sempre as pessoas e não as ideias das pessoas
. Estão sempre prontos a julgar os outros
. Interrompem as pessoas ao escutarem o que não lhes agrada
. Vivem tentando agradar outras pessoas por interesse
. Adoram participar de panelinhas e grupos que excluem divergentes
. São inconsistentes no conteúdo das narrativas
A lista pode sofrer adições e complementos, entretanto, muitas das atitudes sempre vem juntas. Desta forma, é comum essa gente falsa apresentar vários comportamentos da relação acima. É o que a sociedade nossa se transformou, especialmente a sociedade capitalista digital.
Enfim, parece que não tem volta e devemos ser resilientes, nos mantendo nos grupos e lutando por uma sociedade melhor.
"Amanhã tem mais ..."
P. S.
(*) Jô Soares era muito inteligente e de uma cultura geral fenomenal. Entretanto, muito do que ele dizia tinha inspiração no que outras pessoas diziam a ele. A frase em questão pode ser um paralogismo ou aforismo, vai saber ...
(1) "Entre Sem Bater - Jô Soares - Gente Falsa" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/25/entre-sem-bater-jo-soares-gente-falsa/
(2) "Pecados Digitais - A Soberba" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2019/01/15/pecados-digitais-a-soberba/
(3) "Entre Sem Bater - Lee Camp - Os Sociopatas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/10/30/entre-sem-bater-lee-camp-os-sociopatas/