CASOS E CAUSOS
CASOS E CAUSOS
“ O Ano se foi, novo ano surgiu, mas as mazelas e a violência recrudescem com mais de mil.”( Antonio Paiva Rodrigues).
Todo ano se repete a mesma cantilena, festividades, confraternidades, pedidos repleto de felicidades, paz e venturas mil, mas o homem pela sua “ignorância”, pela sua perspicácia, esquece os momentos de meditação passa a cometer os mesmos erros, as mesmas barbáries. É o ritual humano do amor por dois dias, o natal e a confraternização universal, depois tudo é carnaval. Infelizmente, temos que afirmar: que a violência, o desamor, o perdão vão continuar. Chagas e chagas, vidas e vidas rolarão, visto que a fraternidade eles levaram para o porão, para a escuridão. As luzes benfazejas expulsaram dos corações. É o homem agindo pelo instinto, esquecendo o bem que Deus os deixou como patrimônio. É mesmo de amargar, amargurar as chances dadas pela divindade, perdidas pela desobediência humana. “Se queres fazer o bem, faze hoje sem alarde, faze hoje mesmo. Amanhã seja muito tarde”. Não dá para camuflar que o mundo na atualidade é marcado pelo relativismo (De relativo + - ismo), relatividade, na filosofia representa a atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos. Quem quer mudar muda, quem não quer deixa como está até o insuportável chegar. Enquanto, o homem não se desfizer da materialidade e buscar mais garra na espiritualidade, a desmotivação, a depreciação, a desmoralização será uma constância em sua vida. Quando o ser humano se distancia de sua responsabilidade espiritual, mantendo-se longe de Deus, mais cedo ou mais tarde pagará por esse comportamento. Viver em comunhão com os irmãos e Deus já será uma vitória.
Vejam os fatos: dez mortes registradas nas rodovias. Dez mortes e um total de 88 acidentes marcaram a movimentação nas rodovias federais e estaduais nesse feriado natalino. No ano passado, o número de mortes foi o mesmo. Mesmo assim, a polícia rodoviária destacou a tranqüilidade no fluxo. Moradores de rua – Centro e Avenida Beira mar concentram o maior agrupamento de moradores de Rua de Fortaleza. Uma estimativa não oficial revela que o número de pessoas nessa situação mais que dobrou nos últimos sete anos. Preso é morto a golpes de cossoco. Da manhã de 25/12/2007, até o meio-dia do dia seguinte, 19 pessoas foram vítimas de homicídios. Entre elas, o detento Francisco Bibiano. Secretários-candidatos ainda estão na Prefeitura, são os mesmos nomes, as mesmas caras que se candidatarão a cargos eletivos, a mesmice continua. Ano começa com aumento de tributos. Para compensar os R$ 40 bilhões perdidos com o fim da CPMF, o Governo federal anunciou aumento de tributos, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e CSLL ( Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Onda de violência no Quênia é a mais grave dos últimos 25 anos. O número de mortos já chega a 328. Três dias após anunciar a reeleição do presidente Mwai Kibaki, o diretor da comissão eleitoral admitiu não saber quem é o vencedor. O oposicionista Raila Odinga disse que o Quênia tem um presidente ilegítimo. Academia do Golpe – Empresa de eventos foge com dinheiro de formandos. Centenas de alunos de três universidades devem ter suas festas de formatura, agendadas para este início de ano, canceladas. O casal de proprietários da Academia da Formatura, empresa pelos eventos, desapareceu, deixando os fornecedores sem pagamento e um prejuízo de R$ 500mil para as vítimas do golpe. A Polícia pedirá a prisão preventiva dos empresários. Mortes nas BRs no feriado caem 49,5% em relação ao período natalino. Fortaleza aprova mais para o ITA. O investimento de colégios particulares na preparação para o vestibular do ITA(Instituto Tecnológico da Aeronáutica) rendeu um primeiro lugar para Fortaleza no número de aprovações em 2008. A fama de estudioso do cearense não é só retórica. Estudante mata a faca ex-namorada. Ameaça pelo ORKUT – Estudante cumpre ameaça feita no Orkut e mata ex-namorada a golpes de faca. Segundo a Polícia, ele não se conformava com o fim do relacionamento e ficou com ciúmes ao descobrir que ela passou a tratar amigos na internet como “gatinho”. José Everardo Costa De Oliveira, conhecido como Venon, assassinou Isabel Cristina Alves de Melo, 21 anos, sua namorada. Cuidado pessoal do Orkut! Feriado de final de ano registra 101 mortes violentas. Dados do Instituto de Medicina Legal (IML) de Fortaleza apontam 54 mortes violentas, entre homicídios, acidentes de trânsito, dentre outros. No trânsito, 13 pessoas morreram nas rodovias estaduais e federais durante os quatro dias de feriado. Combustíveis no Ceará entre os mais caros do Nordeste. Pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostra que o Ceará tem o segundo álcool mais caro do Nordeste, ficando abaixo apenas do Piauí. Na última semana de dezembro, o preço do álcool subiu 14,37% e o da gasolina(alcolina) 8,97% no Estado. É de lascar o astrolábio.
Ministério Público (MP) acusa ex-secretário de improbidade administrativa. Os ex-titulares da Secretaria da Segurança Cândido Vargas e Wilson Nascimento e os ex-dirigentes da Ciopaer Herdez Miranda e Zenor Ribeiro foram acusados de improbidade administrativa em relação às aeronaves da Ciopaer. ( Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas). Luizianne acusa presidente do TCM(Tribunal de Contas do Município). Luizianne Lins diz que Ernesto Sabóia age por “motivações políticas” para “destruir” o Réveillon de Fortaleza, e se diz perseguida. Chegamos à conclusão que os atos de barbárie poderiam ser amenizados, bastaria que cada um se conscientizasse de suas responsabilidades e tomasse conhecimento que seu direito termina quando começa o do outro.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE