A Conquista do Paraíso

Vale a pena ler e conhecer um pouco daquilo que aconteceu no início do descobrimento com a chegada dos primeiros "conquistadores" da América. Ao que tudo indica, e se possa imaginar , antes de 1500, por aqui reinava a paz e o convívio natural entre a natureza e os primeiros seres indígenas que habitavam por aqui. A América era ainda uma terra desconhecida, povoada por diversos grupos indígenas, alguns dos quais vivendo em níveis civilizacionais muito evoluídos (como os Astecas ou os Incas), outros (entre os quais se incluem os grupos que viviam no Brasil), segundo relatos dos próprios europeus que aqui chegaram no início do século XVI, pareciam viver no Paraíso Terrestre (o Éden). Mas, bem longe daqui, o povo estrangeiro europeu estava em pleno desenvolvimento mercantilista e o poder do ouro, prata e pedras preciosas definiram as classes europeias naquela época pós Idade Média. O chamado descobrimento da América, que visava a busca de ouro, prata e pedras preciosas se deu quando Cristóvão Colombo, um navegador à serviço da monarquia espanhola, teve como missão chegar à América em 12 de outubro de 1492, com suas caravelas ao aportar nas Bahamas buscando uma nova rota para as Índias. Este evento marcou o começo da expansão europeia no Novo Mundo. Colombo acreditava que havia chegado às Índias. Só após mais três viagens, já em 1504, as frotas espanholas constatam que o território descoberto se tratava, na realidade, de um Novo Mundo. O processo de Descobrimento da América só foi possível porque os reinos monárquicos europeus em geral, desde o final da Idade Média, passaram a investir na atividade mercantil. Os europeus que já dominavam, ampliaram ainda mais seus conhecimentos nas técnicas de navegação e fortaleceram a expansão marítima. Além disso, a formação da Espanha como Estado monárquico centralizado iniciou as grandes navegações, empreendidas por este reino ao financiar a expedição proposta por Cristovão Colombo. O Descobrimento da América inaugurou um novo tempo em que as relações políticas, sociais e econômicas entre os povos do ocidente foram significativamente modificadas com a descoberta deste novo continente. E aquele ambiente natural de antes de 1500 foi totalmente modificado com a chegada de mais povos europeus que reconheceram aqui um "novo mundo" recém descoberto e de grande potencial e recursos naturais a serem explorados. A partir daí começa uma longa história...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 22/03/2024
Reeditado em 22/03/2024
Código do texto: T8025629
Classificação de conteúdo: seguro