Consciências XXXV

Feira cultural

Não lembro exatamente o ano que começou, mas acredito que foi entre a quinta ou a sexta série e continuou durante o meu ensino médio, na primeira metade da década de 2000. Me lembro que, todo meio de ano, ficava animado, mas também um pouco apreensivo com a aproximação do evento, se nós, estudantes, participávamos ativamente, ajudando a organizar e a apresentar as atrações aos visitantes, geralmente de nossos familiares. Eu temia que sobrasse para mim mais do que poderia fazer, especialmente de falar em público. Felizmente, em nenhuma feira cultural que participei, passei por qualquer constrangimento. Então, deve ser por isso que só tenho boas lembranças, de quando a escola inteira começava os preparativos, da animação da maioria, professores e alunos, com o evento, nesses invernos secos de Zona da Mata mineira. Sei que acontecia de noite. Que teve uma vez que esperei o meu melhor amigo de ensino médio para irmos juntos, já que morava na mesma região da cidade.

Não sei quando foi a última vez que participei. Muito provável que foi no terceiro e último ano de ensino médio. Sei que perdi um livro antigo de geografia, dos anos 70, cheio de fotos (a maioria, coloridas) da Europa Oriental, que emprestei à escola para uma feira cultural, já que tive vergonha de pedi-lo de volta depois de esperar e não obter qualquer resposta. E o que isso importa?? Mais tarde, meus pais acabaram se desfazendo dessa coleção de livros que sempre me fascinou, por estarem em péssimo estado de conservação, largados na garagem de casa...

Foi isso que guardei dessas feiras. Infelizmente, nenhuma foto. Só mesmo essas impressões vagas, esses fragmentos de memórias, mas, ao mesmo tempo, tão nostálgicos.