O EXEMPLO SURPREENDENTE DOS PÁSSAROS

Eu não sabia e provavelmente poucos sabem que ao envelhecerem os pássaros não conseguem mais voar, e essa impossibilidade os força a ficar empoleirados nos galhos das árvores sem condições de se alimentar. Isso certamente aconteceria e eles sem dúvidas morreriam de fome se algo bastante peculiar e inusitado não ocorresse: diariamente, os pássaros mais jovens tomam para si a inspiradora tarefa de procurar comida e, com paciência, lhes dão de comer da mesma maneira como os filhotes comem através de seus pais. Sim, os pássaros mais velhos recebem o sustento de sua velhice diretamente do bico dos pássaros jovens. À guisa de frágeis recém nascidos.

Como se explica tamanha maravilha? Podemos caracterizar esse gesto como amor, seria adequado? Decerto sim, porque talvez o sentimento mais belo da humanidade se não tiver o mesmo nome, uma nomenclatura qualquer, ganhe dimensão ainda mais gloriosa quando expresso por criaturas de capacidade cognitiva tão limitada aos nossos olhos perplexos. Mostra-nos o quão sabemos pouco da natureza ao lado da qual convivemos.

Extraordinário e inesperado exemplo a natureza nos proporciona! Quem diria que esse tipo de comportamento fraternal, amoroso mesmo eu diria, seria possível entre seres irracionais cuja existência sobrevive sob o estigma dos instintos? Nós humanos temos muito que aprender com a magia misteriosa do universo animal e suas atitudes não de todo conhecidas.

Saber que muitos de nós abandonamos nossos entes queridas à própria sorte no momento em que mais necessitam do nosso apoio é desalentador. Principalmente ao tomarmos ciência do carinho e cuidados especiais dos pássaros jovens com os mais idosos. Temos que corar de vergonha.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 20/03/2024
Reeditado em 21/03/2024
Código do texto: T8024361
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.