SOBRE OSCAR E DISCOS DE DVD

No domingo, dia 10 de março, aconteceu a cerimônia de entrega do Oscar 2024.

Lembro que há algum tempo eu costumava assistir a transmissão e ficava acordado até as duas da manhã ou mais, para no outro dia trabalhar cedo.

Então casei e perdi esse hábito.

Depois separei e não lembro se assisti de novo a cerimônia. Mas era interessante ver os premiados em trajes de gala, torcer pelo filme preferido, que muitas vezes eu ainda nem tinha assistido.

Por que era preciso esperar que o filme chegasse à locadora para então se encantar com a magia da Sétima Arte.

Bons tempos em que a gente alugava filme na locadora de DVDS! Eu gastava boa parte do meu salário com isso, por que nunca fui de sair muito, então as noites de sábado eram reservadas para me esbaldar assistindo dvd.

Sei que mais gente boa como eu tinha este hábito, pois nos áureos tempos as locadoras costumavam ter muito movimento e muitas vezes era preciso reservar o filme de nossa preferência, por que a procura pelos lançamentos era muito grande.

Eu adorava assistir os premiados pelo Oscar, principalmente os que ganhavam a estatueta de Melhor Filme, que eu qualificava como excelente, ótimo ou apenas bom.

Na minha volta para São Pedro do Sul ainda cheguei a alugar uns filmes na única locadora sobrevivente da cidade. Lembro que o último que assisti foi Coringa, que deu o Oscar de Melhor Ator para Joaquin Phoenix.

Então as locadoras fecharam as portas, por que era mais barato pagar pelos canais de assinatura, com a vantagem de não precisar se deslocar até a locadora, muitas vezes na chuva, num calor de churrasqueira ou num frio de renguear cusco.

Assisti os filmes até 2019, depois eu só tinha Netflix.

Nunca mais pude assistir os vencedores do Oscar, por que não tenho acesso aos canais onde eles passam e para ir ao cinema me falta o financeiro e a logística, pois só tem cinema em Santa Maria e nem sempre eles passam os vencedores ou concorrentes ao prêmio.

Muitas vezes eu comprava filmes piratas nos camelôs - sim, eu cometi o crime de comprar pirataria! Mas era a maneira que eu tinha de assistir os vencedores, por que os filmes originais eram muito caros e nem sempre as locadoras compravam todos os filmes da lista.

Sou a favor da evolução e que todas as pessoas tenham acesso a todas as plataformas de entretenimento. Eu mesmo ainda quero poder assistir todos os filmes que desejo sem precisar sair de casa. E isso antes de partir dessa pra uma melhor - ou pior: o que sabemos nós do que virá depois que a gente bate as botas?

Mas esse é um texto nostálgico, de lembranças de quando a gente alugava filme nas locadoras ou comprava nos camelôs.

Não faz tanto tempo assim, não estou tão velho. Ainda.

Se você compartilha desta nostalgia, acene com a sua saudade. Só para eu saber que não estou sozinho.