É verdade que roupa cinza não combina em ninguém?
- Por favor, devolva à loja essa camisa. Cinza não combina em ninguém. Em homens, menos ainda.
Essa frase dita pela esposa ao marido em uma cena de filme que não lembro o nome. Mas me chamou atenção.
E como foi a curiosidade que matou o gato, fui a campo, pois tenho dificuldades com cores (daltonismo - protanopia) para entender o que não conheço e onde estaria a verdade.
Duas atendentes de lojas de roupas femininas se espantaram com a minha pergunta e, após consultarem os patrões, responderam: a) Roupa cinza não vende; b) Não lembro de alguém procurar roupa cinza. Na terceira loja com venda para ambos ‘os três’ sexos, as respostas foram as mesmas.
Lembrei das atrizes que em dia de Oscar abusam do vestuário (nunca visto em cor cinza) e amam, naquele sublime momento, pisar no tapete vermelho. E se ele fosse cinza?
A revista Vanity Fair divulga anualmente a lista com as personalidades mais bem vestidas. Nada em cor cinza. A cada nova edição cita que estilistas concordam que pode, em um mesmo vestuário, três cores. Menos com cinza, já que ela transmite tristeza, medo. Sobre que cor de calcinha feminina usar na passagem de ano nenhuma palavra ao cinza.
Será possível que não exista uma cor que combine (ou quase) com ela? Respondeu-me uma famosa costureira de Assunção - Paraguai: - “Há desinformações sobre isso, pois cinza têm 50 tons; e há quem diga que combina mais com preto”. Lembrei que preto significa luto, tristeza... Resposta: - Sim. Mas isso há 70 anos”. Questionei quais seriam esses 50 tons? - “Com 50 tons...? Devo ter feito alguma confusão. Desculpe”.
Quarta-feira de Cinzas e sem opção em passatempo resolvi assistir na Netflix o filme ‘Cinzas’. Gostei.