Guerra justa?

O que seria uma guerra justa? Uma guerra religiosa? Racial? Defesa? Expansão? Civil? Revolucionária? De libertação? Vingança? Retaliação? Segurança? A única saída? A guerra que vai acabar com todas as guerras? Não, decididamente não acredito que as guerras sejam justas.

Guerras são imorais, selvagens, a barbárie levada ao seu paroxismo. Guerras servem para dominar, exterminar, subjugar e escravizar. Só nos séculos 20 e 21, quase 90 milhões de pessoas morreram em conflitos que vão desde as duas guerras mundiais, até os brutais massacres em nome de sei lá o quê.

E isso sem contar os milhões de refugiados expulsos de suas casas e países.

A guerra é a completa falência do ser humano, a incapacidade da humanidade resolver seus problemas através do diálogo. Como podemos nos considerar “animais racionais” se nos matamos com uma fúria não encontrada sequer nos grandes predadores “irracionais”? Chegamos a tal ponto de “sofisticação”, que construímos um arsenal nuclear capaz de destruir todos os tipos de vida no planeta... Lamentável.

O escritor português José Saramago afirmou que "é mais fácil mobilizar os homens para a guerra que para a paz. Ao longo da história, a Humanidade sempre foi levada a considerar a guerra como o meio mais eficaz de resolução de conflitos, e sempre os que governaram se serviram dos breves intervalos de paz para a preparação das guerras futuras. Mas foi sempre em nome da paz que todas as guerras foram declaradas."

Não, a verdade é que não existe guerra justa, santa ou pela paz. É tudo guerra. Morte, sofrimento e miséria, para ambos lados. Sem vitoriosos, sem honra, sem glória, sem heróis. A guerra é a maldição do ser humano. Para sempre.

Carlos Emerson Junior
Enviado por Carlos Emerson Junior em 20/03/2024
Código do texto: T8023948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.