Entre Sem Bater - Macarthismo

Joseph McCarthy disse:

"... o Macarthismo é o americanismo de mangas arregaçadas ..."(1)

McCarthy foi um político estadunidense fugaz, e sobretudo, um enganador emérito que soube conquistar mentes e corações naquele país. É provável que os adepto do macarthismo tupiniquim não saibam nem quem foi o McCarthy, mas reproduzem as piores ações dele. Como se não bastasse, as redes sociais transformaram-se no paraíso dos macarthistas e mentirosos contumazes.

MACARTHISMO

A Guerra Fria, que alimentou a indústria bélica dos EUA e levou os maiores países do planeta a se armarem, voltou com força total. Primordialmente, os confrontos entre Rússia x Ucrânia e Israel x Palestina acirraram as perspectivas de confrontos ainda maiores. A Guerra Fria, sempre esteve quente e não será surpresa se a situação piorar de maneira aterrorizante.

A grande possibilidade de informação, através de documentários do período entre 1945 e 1970, sensibiliza poucas pessoas. A maioria dos habitués de redes sociais já adotou algumas opiniões de segunda mão.

O que McCarthy fez em menos de uma década reproduz-se, de maneira criminosa, em países como o Brasil 70 anos depois. Com toda a certeza, as pessoas estão utilizando a teoria do princípio ativo(2) da mobilização, sem se preocupar com saberem o que estão fazendo.

O macarthismo fez com que a população mundial seguisse o que a mídia publicava, como, atualmente, com as fake news. Nesse contexto, é assustador como, mais de 70 anos depois, muitas pessoas são, essencialmente, macarthistas convictos.

MACARTHISMO TUPINIQUIM

A ascensão da extrema-direita no Brasil após as eleições de 2014 trouxe o discurso e as práticas demagógicas dos déspotas. Assim sendo, a partir de ataques pessoais aos opositores e a disseminação de visões distorcidas da realidade avançam eleitoralmente. Teorias sem fundamento sobre o comunismo, a Rússia e até mesmo em relação a religiões e ciência predominam nas redes sociais.

Esse fenômeno, que se beneficia das modernidades tecnológicas para se propagar, num verdadeiro  "macarthismo tupiniquim". Esta alusão ao período que nos Estados Unidos(3) a caça aos comunistas era uma prática criminosa e comum. Surpreendentemente, esse discurso ganhou corpo no Brasil contemporâneo e reproduz, analisando suas características e impactos.

O DISCURSO DEMAGÓGICO E OS ATAQUES PESSOAIS

A retórica da extrema-direita no Brasil se baseia em discursos demagógicos, manipulação de emoções, dogmas e crenças. Desse modo, objetivando interesses político-eleitorais específicos utilizam as mais diversas falácias. Essa estratégia vem junto a ataques pessoais aos opositores e ameaças do caos. Desta forma, desqualificam as ideias dos opositores sem apresentar nenhuma alternativa ou abrir o debate. Raramente, ou nunca, se focam em debates substantivos ou a partir de fatos e da realidade.

A polarização política(*) intensificada por essas táticas contribui para um ambiente de hostilidade e desinformação(4). Podemos, por exemplo, exemplificar como se comportaram as pessoas durante a pandemia em relação às vacinas. O Brasil, país-referência em cobertura vacinal no planeta, tornou-se quase um pária na saúde pública.

Por isso, um dos pilares do discurso da extrema-direita no Brasil é a disseminação de visões peculiares de uma terra plana. É impressionante como até pessoas com diploma superior e alguma qualificação profissional renderam-se à estultice. Se bem que educação formal não é sinônimo de conhecimento e sabedoria.

GUERRA FRIA 2

Com toda a certeza, as deturpações sem fundamentação sobre o comunismo e a Rússia determinam sandices contra o "Foro de São Paulo". Ouvi alguns argumentos(?), de gente até com alguma cultura sobre a humanidade, que são assustadoras. Como se não bastasse, falácias e paralogismos ganham velocidade com o tal "compartilhamento com frequência".

Desde que as editorias de política eleitoral (muito diferente de política) e religião se misturam, o país mudou para muito pior. O comunismo aparece, como anteriormente, na figura de uma ameaça iminente que ameaça os cristãos.

Na questão da guerra entre Ucrânia e Rússia, com envolvimento da OTAN, a situação não poderia ser pior. Em outras  palavras, retomamos a situação pós Segunda Guerra, com mais contrainformação e mentiras. A associação ideológica a regimes totalitários do passado, sem considerar os contextos históricos, é criminosa.

Da mesma forma, a Rússia é um espantalho para incitar o medo da influência estrangeira. Desta forma, vemos milhões de postagens sem nenhuma análise crítica das relações internacionais.

A propagação dessas narrativas com uma disseminação rápida e massiva de informações, torna qualquer debate estéril. As redes sociais e plataformas digitais servem somente como ferramentas para amplificar discursos extremistas e fora de contexto. Por isso, criam-se bolhas informativas que reforçam dogmas e crenças num desserviço crescente e sem controle.

DESCONTROLE TUPINIQUIM

O "macarthismo tupiniquim", presente no discurso da extrema-direita no Brasil, gera efeitos devastadores. A polarização política eleitoral mina a democracia sem o mínimo constrangimento. Assim sendo, qualquer debate público ou a construção de consensos perde-se na mídia. Como resultado, a disseminação de meias-verdades e informações falsas cria um ambiente de desconfiança e divisão entre os cidadãos.

Enfim, alguns fatores determinam que, absolutamente, é impossível controlar o avanço do macarthismo tupiniquim.

Esta forma de macarthismo que se enraizou na política brasileira contemporânea não tem limites e controle. A utilização dessas estratégias pela extrema-direita reflete não apenas uma tentativa de conquistar apoio popular. Apresenta, sobretudo, um desvio perigoso dos princípios democráticos e do respeito à diversidade de opiniões.

É fundamental que a sociedade esteja atenta a esses padrões discursivos manipulativos. Se a maioria tiver interesse na promoção de debates que alinhem-se com a verdade, ética e respeito, devemos mudar. Assim sendo, cada um deve combater as estratégias que provocam o diversionismo e a polarização infrutífera.

ESTRATÉGIAS MACARTHISTAS

O discurso demagógico apresenta diversas características distintivas que o tornam uma estratégia persuasiva. Consequentemente, políticos oportunistas utilizam-na para benefício próprio. À partir da análise de narrativas atuais, as principais características do discurso demagógico e macarthista são:

Uso de Falácias: Estas narrativas utilizam, frequentemente, as falácias, que são argumentos que contrariam as relações lógicas entre os elementos. Essas falácias distorcem o sentido real dos fatos e manipulam a percepção do público de forma tendenciosa.

Omissões Seletivas: Uma estratégia comum é apresentar informações incompletas e verdadeiras, omitindo aspectos relevantes. Esta situação influencia na interpretação dos fatos apresentando somente uma perspectiva. Essas omissões criam distorções da realidade e não apresentam o contraditório.

Redefinição de Linguagem: Os demagogos utilizam eufemismos e metáforas para atenuar situações difíceis ou controversas. Desse modo, especialmente com uso da religião e Bíblia, buscam suavizar a responsabilidade sobre eventos ou ações.

Táticas de Distração: Para desviar a atenção de questões críticas, o discurso demagógico emprega táticas de distração e diversionismo. Focam, por exemplo, em temas secundários, nas pessoas ou criam polêmicas que desviam o foco do tema de debate.

Retórica e Propaganda: Discursos e ações de déspotas se valem, precipuamente, da retórica e da propaganda para construir narrativas persuasivas e emocionais. Na maioria dos casos, apelam às emoções, medos e esperanças do público incauto de dos seguidores cegamente fiéis.

Essas características do discurso demagógico revelam uma abordagem manipulativa e enganosa. Buscam, sem dúvida, conquistar apoio, mobilizar e influenciar a opinião pública através de fundamentos questionáveis.

PERIGO À VISTA

A proliferação de discursos de ódio, a demonização do adversário e a manipulação da informação são um perigo. Em outras palavras, considerar isso normal fragiliza as instituições democráticas e promove a divisão social.

COMBATE AO EXTREMISMO

Em suma, é urgente o combate ao extremismo de direita no Brasil, assim como as influências estrangeiras. Alguns comportamentos são essenciais para proteger a democracia e construir uma sociedade mais justa e tolerante.

Atitudes Comportamentais

Educação Crítica: Implementar programas de educação crítica nas escolas para que os jovens desenvolvam senso crítico. Adquirir a capacidade de discernir entre informação, desinformação, contrainformação e manipulação é vital.

Combate à Desinformação: Fortalecer iniciativas do tipo fact-checking e combater a desinformação nas redes sociais é tarefa diária. Desse modo, podemos conscientizar os usuários sobre os perigos da informação falsa e das meias-verdades.

Cultura do Diálogo: Inquestionavelmente, devemos incentivar o diálogo e a tolerância entre diferentes grupos sociais. Desse modo, avançaremos na promoção do respeito à diversidade de ideias e opiniões.

Fortalecimento da Democracia: Defender as instituições democráticas e os princípios republicanos a partir de concepções ideológicas e não da mídia. Devemos combater qualquer forma de autoritarismo e extremismo, desde as nossas casas até os ambientes coletivos.

O  Brasil está trilhando caminhos que reforçam o macarthismo que até os estadunidenses reprovaram. Para mudança destes caminhos, dependemos do compromisso de cada um com a verdade, a justiça e a democracia. Ou barramos o avanço do macarthismo tupiniquim para construir um país mais plural ou estaremos no fundo do poço.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) A polarização política-eleitoral e a mistura de linhas ideológicas religiosas só fizeram crescer, no Brasil, a intolerância e o preconceito. Curiosamente, o principal assessor de McCarthy foi quem iniciou Trump nas atividades políticas.

Referência textual - Série "Ponto de Virada: A Bomba e a Guerra Fria" - Netflix

(1) "Entre Sem Bater - Joseph McCarthy - Macarthismo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/20/entre-sem-bater-joseph-mccarthy-macarthismo/

(2) "Entre Sem Bater - Felipe Nunes - Princípio Ativo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/01/entre-sem-bater-felipe-nunes-principio-ativo/

(3) "Entre Sem Bater - Spike Lee - Estados Unidos" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/14/entre-sem-bater-spike-lee-estados-unidos/

(4) "Entre Sem Bater - J. K. Rowling - A Desinformação" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/15/entre-sem-bater-j-k-rowling-a-desinformacao/