VIROSES, DESDE AS MÚMIAS À ATUALIDADE JUNTAMENTE COM O ATO DE CUIDAR

Vejamos bem, durante toda a humanidade que se tem registro as viroses estão presentes e evoluindo em diferentes ciclos de vida. A exemplo da múmia do século 17 que possui amostras da varíola, uma doença causada pelo ortopoxvírus, com taxa de letalidade de cerca de 30% e muito contagiosa, naturalmente erradicada devido às grandes ações em profilaxia em saúde, porém, mutações fisiológicas ou bioterrorismo ainda nos deixam alerta.

Mas, diante desse achado histórico é possível que os estudos sobre a linha e tempo de existência no ciclo humano sejam mais fidedignos.

Desse modo, meu caro leitor ou leitora, as pandemias, epidemias e surtos têm uma ligação essencial com a enfermagem, pois é possível que com o ato de cuidar e a relação intrínseca com a população podemos realizar números relativos e com isso ajudar a equipe multi. em sua promoção e ação de saúde.

Desde os estudos da pioneira da enfermagem científica é proposto análises estatísticas para a tomada de decisões em enfermagem e consequentemente no propôr bem estar.

De certa forma, eu lhe pergunto: quem nesse momento cheio de viroses não recebeu a visita de uma enfermeira e uma técnica em enfermagem com as intenções relacionadas ao cuidado?

É uma questão de reflexão, não de sim ou não. Deixo este questionamento para que vejam e reflitam se essa categoria merece ou não sua atenção e respeito.