LITERATOS "ANANINS"...

LITERATOS "ANANINS"...

Quando se chega aos 70, 71 anos, sabe-se que estamos perto da hora de partir, sem data definida, exceto por quem tenha doença terminal ou grave. Entramos no Mundo com uma missão, cada um de nós, não só as abelhas e formigas, borboletas, TUDO o mais ! A minha eu descobri bem pequeno, ainda no Primário, hoje chamado de Fundamental. Já invejava 2 amigos que tinham o privilégio de escrever um "Diário mensal" na revistinha do nosso Colégio, a "ENTRE AMIGOS", isto em 1965/66... saí do Ginasial com a intenção de registrar o que via pelo Mundo, seja escrevendo, gravando em fita cassette, fotografando ou até filmando.

Entrei no Pará pelo interior, a bela cidadezinha de Vigia e, nela, fotografei os primeiros quadros de um jovem gênio autodidata, Sílvio Guedes (1984/85), hoje o maior artista do lugar. Gravei as canções de "seu BOTÃO" (Manoel da Vera Cruz Monteiro), já perto dos 80 anos... a fita C-60 foi doada ao músico Almirzinho Gabriel, em 1989 no CENTUR, que fez a "gentileza" de extraviá-la. Nessa época, aqui no município, o escritor "de gaveta" Lucinerges Couto reuniu no "Grupo de Amigos Especiais de Ananindeua" vários escritores locais. Tinham livro publicado naqueles tempos somente "Eron"(ílio) Carvalho ("Dispersos", junho?/1989) e Eliete Fabiano ("De Belém a Nova Lima", em 1988/89).

Por trabalhar como revisor e redator em editoras de Belém Lucinerges teve acesso a nomes e endereços de escritores que, morando nos "Conjuntos" Cidade Nova -- bairro do Coqueiro, na época -- eu, entre eles, éramos... "de Belém". Um certo "Felipe Sil"(veira), que lançou livro de poesias em março ou maio de 1989 e meu futuro amigo e parceiro na "dupla quase sertaneja" "Cultura Nossa" Abiezér Silva -- vencedor dos concursos de conto e de cordel no CENTUR, em 1988 -- moravam neste "dormitório da Capital", além dos músicos Arnaldo Alcântara e Yvan Costa, todos ligados ao Grupo.

Francisco "Baiano", lançando lá por 1990/91 seu controverso "Um Ca(a)tingueiro na Amazônia" também morava aqui, na Cidade Nova 5. De Ananindeua (?!) no nosso Grupo somente Carlos Ano Bom e o funcionário municipal Raulino Silva, da SEMEC... um certo Francisco "Poeta" era do bairro Marituba, junto com o "faz-tudo" Jorge Granhen, certamente o mais antigo ESCRITOR (e jornalista) "ananin" de que tenho notícia.

Não, a História literária de Ananindeua não começa conosco, o Grupo de amigos -- adiante ALA-A - Associação de Letras e Artes de Ananindeua, registrada em cartório -- porque a realidade cultural dos demais quase 15 bairros existentes na "antiga Ananindeua" nos era totalmente desconhecida. Nada se sabia sobre atividades artísticas no Conjunto Júlia Seffer, no Maguari, Guajará, na Jaderlândia e no então recém-criado Distrito Industrial por exemplo... só os mais antigos (filhas e filhos do Granhen) morando na área central -- Eron, um certo Anestor, Dinelson Serrão (fiel escudeiro do ator "Ramon Stergman"), Raulino, os filhos do Ano Bom, a sra Fátima Afonso e Miro Sanova, entre outros -- podem nos esclarecer sobre estes pontos obscuros.

O jornalista e blogueiro RUI SANTANA -- pesquisador das coisas & pessoas dos bairros Cidade Nova -- poderá nos apontar os nomes de fazedores da Cultura em tempos antigos, ainda com o título de "agitadores culturais". As Cidades Novas todas "se desmembraram" da Capital lá por 1994/95, exatamente na época em que nosso Município "perdia" Marituba, graças às "interferências políticas" de seu primeiro Prefeito. Hoje Ananindeua se inscreve entre os 3 ou 4 maiores municípios do Pará, não em termos geográficos, mas principalmente de PROGRESSO cultural, industrial e humano. Portanto, chegou a hora de se RECUPERAR o Passado, gravando e filmando o depoimento dos que lutaram a fim de que ANANINDEUA chegasse a este belo PATAMAR. Nesse quesito o médico Dr Daniel Santos registra seu nome na História pela excelente administração que faz e já num primeiro mandato enquanto prefeito.

"NATO" AZEVEDO (em 19/mar. 2024, 3hs)