Debate ou Discussão? Eis a Questão!

O quê a Gente Ganha?

Pergunta que sempre fazemos pra nós mesmos.

Na vida competitiva as vezes essa pergunta requer atenção redobrada.

Mas, na vida das interrelações essa pergunta é cheia de ingrediente humano que tem a ver com a alma das pessoas.

Explico:

Se é para haver ganho monetário não há dúvida que a questão tem absoluta relevância sob o aspecto das aspirações pessoais.

Agora, se é apenas pra consagrar uma amizade ou para referendar a confiança mútua entre as pessoas, necessário o ingrediente da resiliência ou da sagacidade pessoal no sentido de não expor temas polêmicos que contribuem para desavenças.

O tema é deveras importante como estabilidade emocional.

Interesso-me mais por esta segunda hipótese em face ao que proponho nesta crônica.

Vejo no dia a dia as pessoas se digradiando ante assuntos de foro íntimo que deveriam ser guardados na construção do próprio eu, mas, sem exposição desnecessária.

Cito a política, por exemplo. Hoje as pessoas não se contentam de manter para si suas impressões.

Elas sentem a necessidade de expandir além do eu.

Ai mora o perigo.

O momento é de tensão.

Ninguém consegue falar de política sem criar arestas entre os debatedores.

Seria isso um novo modo de manusear o ego?

Penso que SIM. Por que não há debate e sim exposição de minha intenção de convencer.

Ao meu ver aqui está o erro nas interrelações porque cada um fala pra convencer e não pra dialogar dentro de um contraditório.

Ai o que vimos atualmente são as pessoas se desgastando com discussões intermináveis e sem objetivos práticos.

São só teorias desorientadas pelos modos de interpretação que cada um tem, mas sem uma conclusão objetiva de um verdadeiro debate.

O bom debate carece do contraditório.

Acho que, como seres humanos temos de valorizar mais as amizades e parar de deixar em cacos as relações em nome temas de menor importância e à revelia da estabilidade na convivência.

Eu faço isso. Fico na minha e se for realmente um debate ai exponho o meu pensar sem ofensas pessoais.

Fica a dica...

Machadinho
Enviado por Machadinho em 17/03/2024
Reeditado em 17/03/2024
Código do texto: T8021657
Classificação de conteúdo: seguro