A história contada pela ótica do Doutor Pizza: Meu agradecimento sincero ao meus pais e irmãos, tia e dois amigos

Em uma pequena cidade, marcada pelo contraste entre o novo e o antigo, minha história ganhou vida. Filho de uma família de trabalhadores incansáveis, sempre soube que meu destino estava além das fronteiras visíveis da nossa modesta residência. Meu sonho era ser médico, não apenas para curar, mas para tocar vidas, especialmente daqueles que, como nós, enfrentavam as adversidades de mãos dadas com a esperança.

A gênese da pizzaria, que mais tarde me renderia o apelido de "Doutor Pizza", foi uma mistura de necessidade e inspiração. Em uma noite, enquanto compartilhávamos histórias e sonhos ao redor da mesa de jantar, meu pai, um homem de visão e coragem, sugeriu: "Por que não vendemos pizzas?" A ideia, simples na superfície, carregava em si uma profundidade imensa. Não se tratava apenas de abrir um negócio; era sobre construir um caminho para que eu pudesse alcançar meu sonho de medicina. A pizzaria seria nosso projeto familiar, um empreendimento que nos permitiria juntar recursos para financiar minha educação.

A decisão de dedicar a pizzaria ao meu futuro acadêmico foi tomada com corações cheios de esperança e uma determinação inabalável. Meus pais e meus irmãos, minha família, meu porto seguro, sacrificaram noites de sono, conforto e a própria juventude, tudo em nome de um futuro melhor para mim. Eles viam na educação a chave para um mundo de possibilidades, e na medicina, uma chance de eu servir ao próximo com compaixão e excelência.

Minha jornada acadêmica foi pavimentada com as massas e molhos da nossa pizzaria, cada venda aproximando-me um passo mais do meu sonho. E enquanto eu avançava, carregava comigo os valores e a humildade de minha origem, lembrando-me sempre de onde vim e para quem eu desejava servir.

A gratidão aos meus pais é um rio profundo e inesgotável. Eles me ensinaram o valor do trabalho duro, da perseverança e da fé inabalável no futuro. Sem sua visão e sacrifício, a história do Doutor Pizza não passaria de um sonho distante.

Ao me formar em medicina e especializar-me em cardiologia, voltei meu olhar para os desafios da saúde pública no Brasil. A realidade dos hospitais superlotados, da escassez de recursos e do sofrimento dos mais pobres, ecoava em minha mente, impulsionando-me a fazer a diferença. Decidi dedicar grande parte do meu tempo ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e, sempre que possível, estendi minha mão aos que não tinham como pagar, oferecendo consultas gratuitas.

Minha prática médica é um reflexo do legado de minha família: servir com amor, dedicação e um profundo senso de responsabilidade social. A cada paciente que atendo, vejo o rosto de minha comunidade, de minha família, e lembro-me do porquê escolhi este caminho.

A história aqui contada é mais do que a trajetória de um médico; é um testemunho do poder da união, do amor e da crença inabalável no potencial humano. É a prova de que, mesmo nas circunstâncias mais humildes, podemos sonhar alto e transformar esses sonhos em realidade, não só para nós mesmos, mas para todos aqueles que tocamos ao longo de nossa jornada.

Essa foi a história do Dr. Pizza, contada pela sua ótica, a mesma história que o amigo Luciano Antônio narrou, mas sob a ótica do pai. Da minha parte, vejo-me refletido no Dr. Pizza, embora não tenha me formado em Medicina, mas em Direito, dedicando minha vida à Advocacia. Assim como o Dr. Pizza, sou eternamente grato aos meus pais, irmãos, cunhado, uma tia e dois grandes amigos, que muito contribuíram financeiramente para a minha formação acadêmica. Em agradecimento, a eles dedico essa crônica.

16.03.2024

==-=-=-=-=-=-=-=-=

Segue abaixo a crônica original de Luciano Antônio, um escritor da minha cidade que muito admiro.

DOUTOR PIZZA..............

Era uma herança perto da cidade, na época não tinha grande valor comercial, eu morava com meu pai, pais minha mãe ja era falecida e meu pai já idoso, e com a saúde debilitada, e não demorou muito, ele também faleceu, estava eu com meu companheiro que era alcoolatra. O progresso da cidade foi rápido, a simples estrada que passava perto da minha casa, deu lugar a uma importante Avenida, o setor imobiliário começava e fazer proporta para a compra do meu terreno, é fazer construção de condomínio residencial, com edifícios luxuosos, meus tios que eram donos de terras que confrontava com as minhas, venceram, e já começava à construção de condomínio, eu não quis vender minha parte, e morava eu e meus 3 filhos 2 já eram de maior, e o caçula, meu companheiro sai de casa, e se transformou em morador de rua, ó destino me faz moradora da cidade, mas com os costumes rural, eu que nunca escolhi serviço, passei a prestar serviço para os moradores, lavava e passava roupas, também cozinhava, e assim eu sustentava minha família. Um grande supermercado se instalou-se perto da minha casa, onde meus filhos forem trabalhar, eles eram auxiliar da panificadora, na verdade eles eram aprendiz do setor de panificação, é entre os produtos estava a fabricação de pizza. O filho mais novo, dava início aos estudos, já era percebido que ele era diferente dos outros filhos, tinha uma dedicação grande com os estudo, ele dedicava o tempo da escola, é passou a frequentar a biblioteca da cidade, ele já sabia o que queria para seu futuro, falava para todos que ia ser um médico famoso, o tempo ia passando, e ele so tirava nota máxima, e não demorou muito, para que ele prestassem o vestibular na universidade federal da cidade, não a de ver que ele escolheu o mais disputado, ou seja, medicina, o resultado apontava meu filho em primeiro lugar, nos comemoramos com as pizza que o supermercado tinha doado para meus filhos, só compramos o guaraná, até porque bebidas alcoólica não entrava em minha casa. Por mais que era uma faculdade pública, mas mesmo assim, tinha um gasto extra, que não era pouco, desta forma, eu, e meus outros filhos, direcionamos toda arrecadação financeira para o nosso futuro médico. Eu já era muito conhecida onde morava, e contava para todos o orgulho da família, principalmente o meucaçula, ou seja, o futuro Dr, desta forma não faltava serviço. Um dia meu filho mais velho me deu uma sugestão, porque nós não fazemos pizza para vender, até porque os consumidores estão aqui do nosso lado, eu topei na hora, então fizemos um financiamento, e montamos a nossa fábrica de pizzaria, deu um resultado tão grande que meus filhos tiveram que sair de onde eles trabalhava, para dedicar-se o empreendimento em casa, nós que só entregavamos em domicílio, passamos à atender em casa, tudo que fazia, era vendido, à pizzaria ficou famosa, até o nome era diferente, ou seja, pizzaria do DOUTOR. Eu não sabia de onde meu filho tirava tanta força, é dedicação, estudava o tempo todo. O tempo passou, ele já era acadêmico do hospital universitário, e não demorou muito, ele já era um médico, e como ele já tinha definido sua especialidade, que era a cardiologia, teve que estudar mais alguns anos, para sua sorte, ele fui contemplo com uma bolsa de estudos nos Estados Unidos. Ele voltou especialista em transplante de coração, sua capacidade não tinha limites, devido às propostas de trabalho na capital Paulista, teve que ficar trabalhando por lá. O doutor teve muita fama, e dinheiro, mas nunca esqueceu o empenho da família, principalmente sua mãe, é disse que tinha orgulho do seu apelido, ou seja, DOUTOR PIZZA, até um grande quadro dele, sua mãe, é seus irmãos, ele mantém em seu consultório médico. Assim foi mais uma história, só pará curtir.

Luciano Antônio.