Hoje acordei cedo e ainda estava escuro lá fora. O nosso relógio foi uma hora para frente neste Domingo. O dia fica mais comprido e o pôr do sol agora é às 7:40 da noite. O que mais me impressiona é que as mudanças de estação são distintas e rápidas. Por exemplo, o relógio mudou dia 10 de março e a semana já começa como se o tempo soubesse que está sendo preparado para o verão (e com certeza sabe!). As árvores começam a brotar, assim como se fosse da noite para o dia! As flores aparecem de uma forma tão rápida! Essa foto tirei hoje pela manhã.

 

 

Fazendo minha caminhada e ouvindo um podcast no Youtube, ouvi uma expressão americana que me fez pensar: "wear your heart on your sleeve". A expressão significa "use seu coração na manga" como se estivesse ali, guardadinho, para tirá-lo em qualquer ocasião. Nesse podcast estavam discutindo a educação americana, dizendo que por ser uma cultura individualista, valoriza muito a independência e individualidade, e que, às vezes, expressar emoções para os Americanos  significa uma perda de controle sobre si mesmo, o que pode indicar uma fraqueza, o que quis dizer que essa expressao nao faz muito sentido aqui nesse País.

Fiquei analisando esses 34 anos ja vividos aqui, e minhas percepções. Como por exemplo, existe sempre a ênfase de uma distância emocional, além do que os Americanos protegem muito sua privacidade, são reservados sobre seus sentimentos - claro que nao posso generalizar.

O brasileiro aqui causa sempre surpresa, quando corre para um abraço, ou trata as pessoas com muita intimidade - essa parte da nossa cultura que adoro e preservo: chorar ou rir em público sem se importar o que pensem, opinar sem medo, compartilhar histórias ou experiências pessoais.

Conheço uma americana que morou no Brasil por 2 anos. Ela chegava aqui, entrava e dizia:- Tem um bolinho e um café?

Ela disse que achava tão bonito no Brasil que as pessoas sempre a recebiam de bracos abertos, a hora que chegasse, sempre oferecendo alguma coisa. Com o Americano, tudo é com hora marcada; jamais alguém vai bater na sua porta a qualquer hora. 

Pensei nesse momento na minha filha que esta fazendo seu MBA no Brasil e encantada com o calor humano dos brasileiros, com a simplicidade e com essa parte genuína. 

Não quero falar em politica, em Bolsonaro, Lula, em partidos. Nem nas armas, nas guerras. Quero falar em emoção.

 

1681423.png

Isso tudo fiquei pensando durante o dia, e a tardezinha sentei na minha área para ver o pôr do sol.

Nesse momento, mergulhada em meus pensamentos,  senti um orgulho de minhas raízes pensando nessa riqueza emocional da minha própria cultura.

 

1681307.png

Mary Fioratti
Enviado por Mary Fioratti em 15/03/2024
Reeditado em 16/03/2024
Código do texto: T8020469
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.