Crônica sobre a Saudade

A saudade é um sentimento que nos acompanha ao longo da vida, como uma sombra que nos segue aonde quer que vamos. É a lembrança de momentos vividos, de pessoas que passaram por nós e deixaram marcas profundas em nossos corações. A saudade é um misto de dor e amor, de nostalgia e esperança, que nos faz reviver o passado em nossa mente e nos faz sonhar com o futuro.

Saudade dos meus avós Pedro e Francolino, que partiram cedo demais e deixaram um vazio imenso em minha vida. Sinto falta da voz, dos abraços e dos conselhos sábios que sempre me guiaram pelo caminho certo. A saudade deles é como uma ferida que nunca cicatriza, mas que me faz lembrar do amor incondicional que sempre dedicaram, não só a mim, mas à família.

Muitos sentem saudade de um amor que não vingou, de como seria se tivesse dado certo. Guardam com carinho as lembranças dos momentos felizes que viveram juntos, das promessas de um futuro a dois que nunca se concretizaram. A saudade desse amor perdido é como uma melodia triste que ecoa no peito, mas que faz acreditar que o verdadeiro amor ainda está por vir. E a saudade cotidiana do amor que está bem ali, a vinte minutos de distância, cuidando da vida profissional? Saudade boa! Mas você tem a certeza de que mais tarde estará em seus braços, compartilhando como foi o dia.

Saudade dos amigos de infância, que se pudesse os teria próximo o tempo todo. Lembro com saudade das brincadeiras, das confidências, das risadas compartilhadas. A distância nos separou, mas a saudade nos mantém unidos em pensamento, em memórias que jamais serão esquecidas.

Saudade dos irmãos que moram longe, mas estão perto em pensamento. A distância física não diminui o amor que sinto por eles, a saudade é o fio invisível que nos conecta, que nos faz sentir próximos mesmo estando distantes. Até mesmo daqueles que não se esforçam para estarem perto, a saudade se faz presente, mostrando que o tempo e a distância não apagam os laços que nos unem.

Tem, também, a saudade dos filhos que estão longe, tirados do convívio e do direito de receber o amor mais verdadeiro que pode existir - que é o amor materno, mas próximos a um click de distância. Esse vazio é preenchido pela saudade, que faz ansiar por um reencontro, por um abraço apertado, por um sorriso sincero. A saudade dos filhos é um sentimento que transcende o tempo e o espaço, é um amor que nunca se apaga.

Ah, saudade dos girassóis, das músicas da juventude, da juventude que se foi e nos fez as pessoas que somos hoje. A saudade é um fio condutor que nos leva ao passado, que nos faz reviver momentos felizes e tristes, que nos faz valorizar cada instante vivido. E ao ver um avião no céu, a saudade se faz presente, sem saber ao certo do que sentimos falta, mas nos faz refletir sobre a efemeridade da vida e a importância de valorizarmos cada momento ao lado daqueles que amamos.

Ednaldo DaMata
Enviado por Ednaldo DaMata em 14/03/2024
Código do texto: T8019662
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.