ANTES QUE EU ENVELHEÇA

Reproduzo, um texto feito em um domingo de 2018 quando eu tinha ,ainda , ao meu lado a minha companheira dos verões e dos invernos da vida. Ao lembrar-me, dela, agora envio-lhe um beijo e um abraço que haverá, com certeza, de lhe ser entregues, em algum lugar....

ANTES QUE EU ENVELHEÇA

Neste domingo, 18 de agosto de 2019, atrevo-me a produzir o primeiro dos meus novos textos que comporão esta coletânea que leva o mesmo nome, o qual me surgiu em um lampejo involuntário, mas que possuiu tanta força que foi impossível imaginar que outro título viesse ser mais adequado.

E início dizendo: Antes que eu envelheça quero me harmonizar comigo mesmo, resolvendo todas minhas contradições e procurando me tornar um ser mais calmo, mais sorridente, mais humilde, menos egoísta, menos vaidoso, mais feliz e mais amoroso.

Antes que eu envelheça quero me comunicar, de alguma maneira, com todas as pessoas as quais, involuntariamente, causei mágoas ou dores e lhes pedir que me perdoem, pois, podem ter certeza que os meus atos foram involuntários.

Antes que eu envelheça quero dizer aos amigos que estão próximos ou distantes de mim o quanto os quero bem e o quanto são importantes para mim. Alguns são a razão da minha existência.

Antes que eu envelheça quero abraçar todos os meus irmãos, filhos de minha mãe e de meu pai e lhes dizer que eles são o vínculo de sangue e de vida que me construiu como pessoa, como pai, como marido e como irmão.

Antes que eu envelheça quero ir a Rosário do Sul e ficar parado por algum tempo na esquina da João Brasil com a Riachuelo e imaginar que ali ainda tem o bar do Osvaldo, e aonde me sentarei. E no meu sonho conversarei com meus amigos e tomarei a cerveja mais gelada do Brasil. De quebra pedirei para o Nego Rosa preparar um picadinho de queijo e salame italiano, para tira-gosto.

Antes de envelhecer eu quero retornar a ler –deixando de lado o celular- e me enveredando, como antes pelas páginas dos livros que estão na minha estante e me olham, silenciosos, pensando que os esqueci.

Antes de envelhecer eu quero voltar a caminhar, pelas manhãs ensolaradas e, com passos ágeis e fortes, manter a forma do meu corpo que abriga o meu espírito.

Antes de envelhecer eu quero me manter o Eterno Aprendiz, aberto a ensinamentos de todos os mestres que vida me deu e continua me dando.

Antes de envelhecer eu quero aumentar o nível de minha consciência de igualdade entre os seres humanos e continuar sendo um buscador da paz, da harmonia, da convivência fraterna e do amor que tudo constrói, que tudo solidifica e que a tudo torna motivo de alegria.

Antes de envelhecer eu quero construir uma rede de amigos que possam me estender a mão e me ampararem quando eu, daqui há muito tempo, realmente, envelhecer.

Antes de envelhecer eu quero ver meus filhos felizes, com meus netos, por perto de mim, para me embriagar de afetos e quebrar os vidros dos meus olhos a cada vez que eu receber, deles, um sorriso.

Antes de envelhecer eu quero ir para a praia com a minha amada, nos muitos verões que haveremos de viver juntos e sentar sob um Guarda Sol, na banca do Moacir em Capão Novo, comer pastel, tomar uma ou duas cervejas e depois me queimar no mormaço do sol e, finalmente, me atirar nas ondas que rebentam na praia e me confundir com a imensidão do mar e sentir que contenho a imensidão do infinito dentro de minha alma e de meu coração.

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 14/03/2024
Código do texto: T8019493
Classificação de conteúdo: seguro