Desapegue-se

Desapego. Substantivo masculino. Nos dicionários significa falta de apego, afeição, desamor, desinteresse, indiferença. Desprendimento diante das coisas superficiais, das vaidades em detrimento de fatos importantes e que fazem a vida ter algum sentido a vida. Saber dividir e compartilhar.

Mas, sei lá, essa definição é muito econômica! O budismo ensina que “quem a tudo renuncia jubiloso, alcança, já agora, a mais alta paz do espírito; mas quem espera vantagem das suas obras, é escravizado pelos seus desejos”. É aquela velha questão, o problema não é ter uma Ferrari na garagem e sim achar que precisa de uma!

Vivemos tempos onde o único objetivo parece ser o consumo, fonte de prazer disponível em cada shopping do bairro ou nas lojas eletrônicas da internet, convenientemente parcelado em 12 vezes sem juros. E piorou depois que o Teve Joás nos convenceu que seus gadense são essenciais, mesmo que ninguém realmente precise deles.

Pois é, um dia aprendemos que não devemos nos medir pelos bens materiais a que nos apegamos. Saber viver com o que temos, sem entrar nessa paranoia que a sociedade e a economia literalmente nos vende diariamente. Não somos monges ou ascetas mas é importante ter em mente que o que realmente vale é amor, saúde, compaixão e honestidade.

Se conhecemos o caminho para praticar o desapego material, o mesmo não podemos afirmar do desapego ao poder. Para começar, basta um olhar mais atento para o nosso quadro político e perceber que continuamente ignoramos ou permitimos a criação de mecanismos que perpetuam os nomes e grupos de sempre. Políticos desapegados existem, sem dúvida, mas são tão poucos que chegam a ser considerados figuras excêntricas.

O poder é inebriante, contagia e vicia. Aliás, sejamos sinceros, qualquer poder, não apenas o político! De novo a filosofia oriental ensina que todos nós somos líderes: se não temos uma empresa, temos uma família. Se não temos uma família, temos a nossa própria vida e, em última instância, o relacionamento com nós mesmos. O segredo é como fazemos isso.

Desapego ao poder não é se afastar do fato e sim reconhecer que temos o nosso momento e apenas ele. O grande lance é saber a hora de seguir em frente sem prejudicar ninguém Afirmar, como os políticos adoram, que já fez muito pela população não passa de bravata populista e conversa fiada! Solidariedade não é moeda de troca ou ação marqueteira, é obrigação de qualquer ser humano.

E o desapego emocional, vai ficar de fora? Para o Dalai Lama, amor requer desapego, saber que não possuímos ninguém ou somos propriedade de outrem. O verdadeiro amor não é apenas um jogo a ser jogado ou uma relação que pode ser contratada em uma escritura de posse. Paixão, respeito, amizade e muita cumplicidade são os ingredientes de uma relação estável e feliz.

Lembre-se que ninguém gosta de ser controlado e cobrado por somenos. O ser humano é naturalmente gregário, sujeito a amores e amizades em todas as suas fases da vida. Julgar que é dono ou que pode comprar apego, é um equivoco completo. Talvez seja piegas, mas o amor ao próximo é que mais nos aproxima das divindades que tanto buscamos.

Conversando com uma amiga comentei que com a idade a gente fica naturalmente mais desapegado, mas aí bateu a dúvida, será que não são as coisas que não querem mais se apegar a nós? É, confesso que muito vivi e sei muito bem que, ao contrário dos faraós e nobres do Egito antigo, não vou levar ouro, vinhos, joias e escravas nuas para uma sepultura numa pirâmide qualquer, muito pelo contrário.

Quer um conselho? Desapegue-se!

Antes de sair correndo para comprar um carro novo, pense bem se vale a pena trocar de carro. Aliás, será que você realmente precisa de um carro? E aquele armário cheio de roupas e sapatos, sem uso há pelo menos um bom par de anos, que tal doar para quem necessita? As estantes de sua casa estão abarrotadas de livros, juntando mofo e poeira? Biblioteca neles! A namorada ou namorado controla até a hora do seu banho? Hum… Desapego nela. Ou nele!

Desapego é doar uma parte de seu tempo e ler um livro para um cego ou passear com um idoso. Manter a capacidade de se indignar com injustiças e não ter medo de defender quem está sofrendo com elas. Desapego é simplesmente uma questão de humanidade, é ubuntu, como ensinam os africanos. Desapego é o caminho para a felicidade.

(Crônica publicada no Caderno Light do jornal A Voz da Serra, de Nova Friburgo, edição de 16 de junho de 2012).

Carlos Emerson Junior
Enviado por Carlos Emerson Junior em 13/03/2024
Código do texto: T8019094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.