A Covid-19 ainda circula

 

As contaminações por Covid-19, mesmo sem a alarmante mortalidade de antes - graças à vacinação da população -, continuam ocorrendo, o que pode ser verificado no Painel Coronavírus RS, atualizado pela Secretaria da Saúde gaúcha. Logo, as pessoas que fazem parte dos grupos de risco - destes, principalmente, gestantes e puérperas, idosos e pessoas imunocomprometidas - devem renovar a vacina em 2024, procurando os postos de sua cidade, onde ela já está à disposição desde janeiro para nova dose. Se estás nos grupos de risco, faça-o o quanto antes.

 

Em minha família, sete pessoas pegaram covid semana passada. Todos tiveram agora sintomas mais fortes - com exceção da bebê, positivada, mas assintomática - em relação ao segundo semestre do ano passado, após protegidos pela quarta dose da vacina, recebida entre março e abril - a bivalente. Nenhum evoluiu para a forma mais grave da doença.

 

Pelas informações da farmácia onde testei, os casos vem crescendo em minha cidade, Charqueadas. Já soube igualmente de profissionais da saúde que positivaram recentemente. Pode ser que esse quadro se amplie, devido a circulação ocorrida em função do rodeio realizado na semana que passou. 

 

Não há muito mais o que escrever sobre isso, apenas reforçar aos inclusos nos grupos de risco: VACINEM-SE VACINEM-SE VACINEM-SE VACINEM-SE VACINEM-SE! No Rio Grande do Sul, desde 1º de dezembro, tivemos um total de 171 vítimas fatais por covid - 1.7 óbitos por dia, a grande maioria deles pessoas acima de 50 anos e dos grupos de risco.

 

Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.