A Era Collor

Um grande marco político no Brasil. O governo Collor foi o primeiro governo eleito diretamente pela população brasileira após a Ditadura Militar. Fernando Collor de Mello assumiu a presidência após vitória na eleição de 1989, quando derrotou, no segundo turno, o candidato petista, Lula. Mas, antes no primeiro turno derrotou candidatos expressivos e de renomes políticos como Leonel Brizola, Ulisses Guimarães, Paulo Maluf e Mário Covas. A vitória de Collor é considerada um caso de sucesso de marketing político sustentado pela propaganda e pesquisas eleitorais alcançadas pelos meios televisivos. No entanto, mesmo com todo o apoio da mídia televisiva o seu governo acabou sendo bastante agitado, uma vez que o presidente não parecia muito disposto a governar respeitando os ditames da democracia brasileira. Era uma caça ferronha aos "marajás". Ele atacava adversários, voltou-se contra o Congresso e fracassou na economia ao realizar uma das medidas mais traumáticas na memória do povo brasileiro poupador: o confisco da poupança. Este talvez tenha sido o fato de maior envergadura que acabou sendo derrubado por um processo de impeachment concluído em 1992. Eu lembro muito bem deste período que de fato marcou a politica brasileira e teve muitos reflexos na politica monetária e financeira principalmente de quem tinha dinheiro guardado. Não foi o meu caso! Eu não tinha grandes quantias guardadas e sim apenas e tão somente o salario mensal. O presidente ao assumir o governo já tinha estabelecido alguns limites bem definidos para o entendimento nacional que já estava sendo articulado pelo próprio governo e sua equipe junto com representantes dos trabalhadores e empresários e acrescento aqui os grandes pecuaristas e latifundiários. O governo não iria admitir recuar, na privatização de estatais, na livre negociação dos salários e na liberdade de preços. Um primeiro grande entendimento democrático das urnas. Seis meses depois da posse, já admitiria que o pais caminhava para uma grande recessão. Os descamisados iriam sofrer com o desemprego e a queda dos salários. Para ele a politica social só se faz com dinheiro e renda.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 09/03/2024
Reeditado em 09/03/2024
Código do texto: T8016264
Classificação de conteúdo: seguro