ABORDAGEM POLICIAL

(aos meus conterrâneos de Rosário do Sul)

Ainda, no mês de março, está presente no Litoral Norte, uma grande parcela de Policiais da Brigada Militar, que continuam fazendo serviços de segurança nas sedes dos municípios e fiscalizando as estradas que , partindo da de outras localidade levam, os turistas as estas cidades.

Pois, hoje, voltando de Capão da Canoa, onde fui comprar de alguns produtos de limpeza para a casa, logo depois da rótula que da Estrada do Mar que dá acesso a Av. Central de Capão da Canoa, percebi o sinal de um PM, recomendando que eu parasse, em um recuo que tem no lado direito da estrada.

Como eu vinha em baixa velocidade atendi, de pronto, a orientação e, estacionando o carro, abri a porta do motorista e desci para cumprimentar a autoridade policial representada por aquele PM e parabenizá-lo pelo excelente serviço feito no veraneio e lamentei que não fosse, assim, o ano todo.

Pediu-me a carteira de motorista que, de imediato, lhe entreguei verificou a minha foto e me olhou para ver se era eu mesmo, dirigiu-se para a traseira do carro e examinou a placa, fazendo anotações no seu celular.

Finda a vistoria, devolveu-me a minha CNH disse-me que estava tudo certo.

Me despedi dele, com um respeitoso cumprimento, e quando eu ia abrir a porta do motorista, para entrar no carro, ele me disse:

- Seu Erner e aquela Adaga ali no reservatório abaixo da direção? ( quando eu desci do carro ele a tinha visto)

- É para alguma necessidade, meu amigo, a gente nunca sabe...

-Eu entendo, me disse com um sorriso moderado.

- De onde que o sr. é? perguntou-me.

- De Rosário do Sul, lhe respondi, com a porta ainda aberta.

- Logo vi que o sr. era da fronteira, pelo seu sotaque, pela sua educação e pela sua forma de se prevenir.

-Está tudo bem. O Sr. pode ir.

Lhe agradeci e liguei o carro, esperei alguns veículos que, vindos da saída do Condomínio Dubai, pudessem acessar a Estrada do mar e me dirigi “degavarito” para a minha casa em Capão Novo.

- No rosto um estranho sorriso e no coração uma alegria imensa por ter saído de minha terra, há mais 54 anos e ainda guardar o meu sotaque e continuar prevenido como foram, e como continuam sendo,os homens de minha Rosário do sul, dos quais não chego a ser imagem ou sombra.

( Recanto da Ana e do Erner. 09/04.24- Capão Novo)

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 09/03/2024
Código do texto: T8015961
Classificação de conteúdo: seguro