Entre Sem Bater - Aprendizagem

Está no Livro de Eli:

"... em todos esses anos que o carrego e leio todos os dias, fiquei tão envolvido em mantê-lo seguro que esqueci de viver de acordo com o que aprendi com ele ..."(1)

Denzel Washington, protagonista principal do filme "O livro de Eli" tem uma frase curiosa sobre o que ele pensa. É provável que uma motivação para que eu veja os filmes de Denzel várias vezes seja esta suas ideias. É uma evolução na aprendizagem que, inquestionavelmente, devemos insistir em repetir para validarmos nossas reflexões. A frase de Denzel? - "Sou ator, não político. Eu não represento uma raça. Não represento nenhum grupo. Eu apenas represento o personagem que estou interpretando no momento."

APRENDIZAGEM

"Viver de acordo com o que aprendi"

Eis a questão que mais impacta naquilo que todas as pessoas estão fazendo atualmente. Com toda a certeza, a frase do personagem Eli carrega a necessidade de muita reflexão, especialmente pelo simbolismo do "livro".

Alguns temas presentes na produção são:

Ecocídio

Holocausto(*)

Capangas

Malfeitores

Bíblia Cristã

Canibalismo

Bíblia Hebraica

Alcorão

Surpreendentemente, a maioria dos pregadores de púlpito renegam o filme e as citações, e atuam na vida real sem entenderem o processo de aprendizagem. Como se não bastasse, fazem exatamente o que a frase-chave deste texto nos diz, desde que se faça alguma reflexão de qualidade.

O LIVRO

Em tempos em que livros e leitores tornam-se raros e caríssimos, pensar sobre como pode alguém proteger um livro com a vida, é instigante. Desse modo, as redes sociais e as modernas tecnologias colocam sob rendição todas as tentativas de ajudar as pessoas. O que vemos são as pessoas carregando bíblias debaixo do braço e estudando-as em passagens específicas. Esquecem de aplicar o que, raramente, aprendem com as passagens e a própria vida e transformam-se em homens banais(2). #MAKTUB

Em "O Livro de Eli", a frase reforça um lembrete pungente: a sabedoria que acumulamos perde seu valor se não a aplicarmos à vida. A era da informação, com seu fluxo incessante de posts e textos nas redes sociais, nos coloca diante de um grande paradoxo. De um lado a informação está mais acessível do que nunca, por outro lado, a sabedoria parece cada vez mais rara.

Nas redes sociais, recebemos mensagens instantâneas sobre positividade, amor próprio, sucesso e gratidão. Perfis ostentam imagens de vidas perfeitas, frases motivacionais e citações inspiradoras e não demonstram nenhuma aprendizagem. Contudo, na vida real, muitos se entregam à negatividade, à inveja, à procrastinação e à autodepreciação. A incongruência entre o que se prega e o que se pratica é gritante e aterrorizadora. Chegamos a um ponto que muitos perfis contratam serviços de distribuição automática de "bons dias" com mensagens bonitas. Nesse ínterim, enquanto compartilha-se estas mensagens automaticamente, o perfil ataca alguém que pensa diferente.

PERFIS E PERSONAGENS

Analogamente à saga do personagem Eli, as pessoas e personagens das redes sociais estão com seus objetivos em prática.

Assim sendo, é como se a busca por curtidas e seguidores fosse um objetivo final, para os estultos. O desenvolvimento pessoal e coletivo, acima de tudo, deveriam ser a base para construção de vidas autênticas. A comparação constante com a vida "perfeita" dos outros gera frustração, ansiedade e baixa autoestima. A necessidade de validação externa mina a autoconfiança e impede que as pessoas apliquem sua aprendizagem.

O paradoxo se aprofunda quando observamos a superficialidade de muitos conteúdos nas redes sociais. Textos sem sentido, fotos com edições exaustivas e vídeos vazios de significado proliferam. Enquanto isso, reflexões, debates construtivos e conteúdos que agregam valor ficam em segundo plano ou somem na multidão.

A cultura do "like" instantâneo e da gratificação imediata atrofia a capacidade de concentração e a apreciação por conteúdos reflexivos. A leitura, que antes era uma porta de entrada para a sabedoria e o autoconhecimento, torna-se cada vez menos frequente. Uma enxurrada de informações efêmeras, irrelevantes e inúteis substituem conteúdo. Um BBB tem mais audiência do que alguém fazendo 15 minutos de reflexões sobre um filme no Youtube.

E, como se não pudesse piorar, aparecem os ignorantes criticando quem faz reflexões ou diz algumas verdades incômodas.

A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?

Atribui-se a Aristóteles a frase de que "a arte imita a vida". Por outro lado, Oscar Wilde fez uma espécie de trocadilho dizendo que "a vida imita a arte mais do que a arte imita a vida". Desse modo, acredito que as pessoas estão fazendo de quase tudo para imitar os outros, sem pensar no que aprenderam.

Assim sendo, resgatar o valor da sabedoria e aplicá-la à vida de forma prática é uma necessidade premente. Assim como Eli, que carregava o livro sagrado com devoção, mas precisava internalizar seus ensinamentos para cumprir sua missão. Cada um de nós precisa ir além da mera acumulação de conhecimento, que raramente surgem nas redes sociais.

É necessário discernir o que é útil e descartar o que é irrelevante, num processo de aprendizagem contínuo. Buscar conteúdos que inspirem e motivem a mudança, e colocar em prática os aprendizados, transformando-os em ações e comportamentos. Certamente, estas atitudes contribuirão para o nosso crescimento pessoal e para o bem-estar e crescimento coletivo.

REFÚGIO DA REALIDADE

As redes sociais detém um poder para o aprendizado e a conexão com o mundo, mas não devem se tornar um refúgio da realidade. Saber usá-las com sabedoria, buscando conhecimento, e aplicar na vida real é um desafio. Desta forma, poderemos evitar o paradoxo da era da informação, onde a sabedoria é cada vez mais rara, mesmo estando ao nosso alcance.

A sabedoria, sem dúvida, não se encontra em posts, curtidas ou seguidores, mas no que fazemos com o que aprendemos. A sabedoria reside na sua capacidade de discernimento, de aprendizagem e em aplicar e disseminar o conhecimento. Usar as redes sociais como ferramentas para o crescimento coletivo e não para a desinformação é usar a inteligência em toda a sua argumentação(3). Não se deixe levar pela superficialidade e pelo compartilhamento de mentiras, é o básico que a vida exige atualmente.

Os malfeitores vestem-se com as mais diferentes máscaras, e estão a assombrar os incautos.

Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) Holocausto ( leia sobre o holocausto brasileiro(4) ) entrou na pauta das pessoas sem nem saberem o que é, somente através das fake news.

(1) "entre sem bater - Livro de Eli - Aprendizagem" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/06/entre-sem-bater-livro-de-eli-aprendizagem/

(2) "Entre sem bater - Hannah Arendt - Homens Banais" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/05/entre-sem-bater-hannah-arendt-homens-banais/

(3) "Entre sem bater - Joseph Joubert - Argumentação" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/04/entre-sem-bater-joseph-joubert-a-argumentacao/

(4) "Entre sem bater - Daniela Arbex - Holocausto Brasileiro" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/02/26/entre-sem-bater-daniela-arbex-holocausto-brasileiro/