SOS Faixa de Gaza

A história mostra que sempre houve atritos e conflitos na faixa que separa Israel e Palestina. E isso remonta a fatos históricos muito antigo onde questões se arrastaram sem solução dos dois lados. Nas primeiras horas de sábado dia 7 de outubro, o grupo palestino Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel, matando cerca de 1.400 pessoas e fazendo mais de 200 reféns, segundo dados das autoridades israelenses. Desde esse dia, e já há mais de um mês, os contínuos ataques aéreos israelenses à Faixa de Gaza e a recente invasão terrestre mataram milhares de pessoas e causaram danos devastadores ao território. Após um mês de ataques aéreos israelenses, mais de 200 mil unidades habitacionais em Gaza foram danificadas ou destruídas — isto é, cerca de metade das unidades no território, segundo as autoridades de Gaza. Em 5 de novembro, a ONU e órgãos palestinos estimavam que cerca de 1,5 milhão de pessoas em Gaza haviam se deslocado internamente no território e estavam abrigadas em escolas, igrejas, hospitais, abrigos das Nações Unidas, edifícios públicos ou em casas de outras famílias. Mais de 1,5 milhões de pessoas estão desalojadas em meio a uma guerra que eles não provocaram, mas os prejuízos são para aqueles mais pobres, necessitados e que não tem para onde ir ao fugir das bombas que caem em Gaza. Sair de Gaza já não é uma boa opção para os habitantes do território, uma vez que a passagem de Erez para Israel está fechada e a passagem de Rafah para o Egito abre apenas para evacuar cidadãos estrangeiros e alguns dos feridos. E quando as máquinas de guerra forem embora? O que será de Gaza? Assim como foi a Síria, a Ucrânia, o Afeganistão, o Congo, o Vietnã, o Iraque...???

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 06/03/2024
Código do texto: T8013637
Classificação de conteúdo: seguro