Prometeu - O Rebelde do Olimpo

O REBELDE DO OLIMPO(1)

A mitologia grega tem muitos personagens (deuses, semideuses e pobres mortais) muito interessantes, e até atuais. Este texto trata de Prometeu ou do original Prometheus, conhecido como o "deus titã do fogo". A princípio, toda narrativa que envolve a mitologia grega exige algum conhecimento prévio dos leitores. Entretanto, para os propósitos deste Blog, o importante é conseguir associar trechos da mitologia com os dias atuais. Analogamente, tentamos mostrar como nossas crenças não são muito diferentes daquelas presentes nas narrativas dos escritores antigos.

Enfim, o que presenciamos, nestes tempos de redes sociais rasteiras, é um copiar infinito de ideias e pensamentos antigos.

PROMETEU

De acordo com Hesíodo(2), Prometeu era um "deus titã", dentre doze. Conhecido na mitologia por desafiar Zeus, o todo-poderoso, o deus Prometeu, suscita diversas interpretações. É provável que, ao roubar o fogo de Zeus, o que era uma tecnologia poderosa à época, ganhou a simpatia do povo.

PROMETEU E EPIMETEU

Dos irmãos, Prometeu era a antítese de Epimeteu. Enquanto este era o "cronista do acontecido", aquele era o que previa ou se preparava para o que estar por vir. Portanto, era considerado inteligente e o deus titã que pensava antes de agir. Desse modo, vemos que a maioria das pessoas que estão nas redes sociais, são mais seguidoras de Epimeteu.

Certamente, quando detectamos alguém com a lógica e cuidado de do deus titã precavido, logo indicamos ser a pessoa "do contra". É muito comum, como na disputa de Zeus pelo poder, que todos se aliem a quem vai vencer, sem pensar nas consequências. Enquanto isso, os previdentes, pensam mais e atuam com mais racionalidade.

FOGO PARA A HUMANIDADE

A "bronca", que deu a origem ao nome "Deus Titã do Fogo", se deveu à artimanha de Prometeu, ao tomar o fogo de Zeus. Aquela tecnologia (fogo) era direito da humanidade e não somente dos deuses. Epimeteu ficou encarregado de dar atributos aos animais, fez o dele e esqueceu-se dos homens. Naquele tempo, eram só homens e o irmão ficou com a missão de completar o trabalho de Epimeteu.

Pediu a Zeus para que desse uma arma para que os homens pudessem se defender dos animais. Desse modo, Zeus meteu fogo na geral e os homens deveriam subir nas árvores. Assim, a humanidade passou a ter direito ao fogo, o que não é da capacidade dos animais.

Em outras palavras, desde a mitologia grega, dominar a tecnologia e utilizá-la é um direito da humanidade, mas tem gente que não pensa assim.

A nossa história contemporânea não aceita muitos Prometheus e existem muitos como Epimeteu que vivem de fazer suas trapalhadas.

O PROMETEU DE RIDLEY SCHOTT

O diretor e produtor de cinema Ridley Scott é responsável por uma produção de nome Prometheus (filme). A produção de 2012 é uma espécie de "sequência" da famosa franquia Alien. Entretanto, pouco ou nada do deus titã da mitologia grega está presente no enredo do filme.

De acordo com os críticos de cinema, a produção é interessante nos efeitos e na proposta de ficção, mas escorrega em alguns conteúdos. Talvez, tivesse mais atrativos se buscasse as narrativas da mitologia grega para os tempos atuais. Considerando que o ambiente da ficção é no final do Século XXI (tá chegando), algumas analogias com os poemas de Hesíodo seriam interessantes.

OS REBELDES

Às vezes, me sinto como um rebelde da minha aldeia, do meu Olimpo. Somos poucos rebeldes, a maioria fica cansada e rende-se aos haters e sem noção que formam uma manada. O tal senso comum(2) que serve tanto para a manipulação de massas, é cruel com quem ousa ser rebelde.

A história de Prometeu, Epimeteu e Pandora tem tudo a ver com as nossas vidas com tecnologia na atualidade. É assustador como as pessoas se comportam de forma autômata e se dizem independentes e com opinião e visão própria. Tenho escrito que a maioria das pessoas perdeu a noção do que venha a ser liberdade de opinião e autonomia de pensamento.

Com toda a certeza, a maioria dos que leem este tipo de texto, chegam ao final vendo tudo o que foi descrito, nos outros.

Enfim, nossa sociedade não gosta de rebeldes que caminham de forma diferente da manada. Atacam a pessoa por discordar das ideias, fogem do debate para não mostrarem como são parcos seus argumentos.

A humanidade está perdendo a batalha contra Zeus e os todo-poderosos da nação e do planeta.

P. S.

Que me desculpem os especialistas em mitologia grega e afins. Estes textos aqui publicados são apenas um "livre pensar", muitas vezes poético.

(1) "Prometeu - O rebelde do Olimpo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2018/09/08/prometeu-o-rebelde-do-olimpo/

(2) Existem várias versões sobre Prometeu. Prefiro a versão mais antiga, de Hesíodo, no poema "Teogonia".

(3) "Senso comum e a manipulação de massas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/05/09/senso-comum-e-a-manipulacao-de-massas/

(*) Revisado e atualizado em agosto de 2022