Erros de Português? IX

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- Pouco antes de vir para cá li “Dedicação implica em bons resultados”. Esse “em” está errado: “Dedicação implica bons resultados”. Simples e correto!

- Eu também ando implicando com esse implica, sabe?

- Boa! Gostei! “Implicando com” no sentido de antipatizar e “Implica” no sentido de causar. Estamos implicando com o uso incorreto do implica.

- Agora, um erro mais sutil. No Facebook, uma engenheira postou a foto de um colega com a seguinte nota: “Esse é o menino que eu estudei”.

- Estou curioso para saber como ela, uma engenheira, estudou esse menino? Ela é engenheira, médica ou o quê? Será que ela tentou dissecar o menino?

- Esperamos que não. Ela deveria ter escrito “Esse é o menino com quem estudei”. Para mim, um erro desses mostra, também, falha de raciocínio.

- Mas agora, eu trago algo diferente da nossa língua. Como o “inho” e o “inha” usados para construir diminutivos, como em “menininha”, “garotinho”, podem significar aumentativos. Aprendi isso com um colega.

- É mesmo? Não imagino como isso possa ocorrer. Estou curioso...

- Pense em “O mamão está maduro”. Como eu digo que ele está muito maduro? Eu digo “O mamão está madurinho”. Como em “Essa menina está bonitinha”; ela não está pouco bonita; está bastante bonita.

- Muito boa, essa! Gostei, mesmo! E a polêmica que há com bastante e bastantes? Muita gente acredita que “bastantes” esteja errado.

- Sim. Eu uso uma regrinha prática para saber se devo usar “bastante” ou “bastantes”: substituo por “muito” ou “muitos” e a resposta vem pronta. Quer ver um exemplo?

- Eu vou tentar responder. “A farofa e a bisteca estavam bastante saborosos”. Cabe “muito” no lugar de “bastante”. Agora, em “Não havia cadeiras bastantes para todos”, eu preciso recorrer ao “muitos”. Sua regrinha funciona mesmo!

- Meu amigo, você é o aluno dos sonhos de todo professor. Parabéns!

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 02/03/2024
Código do texto: T8010873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.