Em busca do sonho dourado

Semana passada tivemos notícias de mais uma mina que desaba e põe fim a vida de mineiros (trabalhadores) que se dedicam a essas escavações perigosas e insalubres. Por se tratar de um país com dificuldades de comunicação devido a um governo ditadorial que infunde medo a populção e controla meios de comunicação, o restante das noticias, não temos muito acesso, só sabemos pelos portais que mais de 30 trabalhadores perderam a vida, - segundo nota divulagada a imprensa, e isso no leva a relembrar quanto outros casos semelhantes tivemos ao longo de tempo, nem vou me deparar a falar de Serra pelada,o maior foco de garimpeiros, mineiros, aventureiros que tivemos aqui, tudo em busca do sonho dourado; encontrar ouro que faça valer um modo de vida mais confortável, e muitas vezes, para isto levando a vidas a cabo. Se formos sair do famoso ouro e seu fascinio, já tivemos desastres com minas de carvão, de minérios raros e aqui no Brasil, agora está em baila tremores e rachaduras provacadas por acessos mal projetados de mineradoras famosas e com grande poder econômico.

Enfim, o sonho de conseguir encontrar uma pedra preciosa, um minério raro e valioso (gramas) ou extrair carvão do subsolo, tem levado pessoas a procurarem esses serviços arriscados e perigosos, mas projetando a ideia de algo que trará benesses de um futuro lucrativo, muitos se lançam na empreita, (pelo que me consta a mina de outro na Venezuela era ilegal), mas outra tantas são escavadas, ora por pessoas no seu empenho e necessidade de ganhar um dinheiro para subsistir e melhorar de vida ou por grupos econômicos visando lucro imediato e deixando ao léu vidas humanas. Fiscalização é coisa necessária, mas sabemos não ser comum e nem usual em muito lugares do mundo,devido a pressão do poder sobre o lugarejo. Resta seguir observando esses descasos e quando muito fazer um alerta, que não serve de nada, mas expõe a mensagem, nem todo ouro vale uma vida, e vidas são consumidas em minas, sejam de qualquer metal ou material que tenha valor comercial.

Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 28/02/2024
Código do texto: T8009107
Classificação de conteúdo: seguro