Amigos nossos de cada dia

AMIGO é irmão do peito.

ser amigo é mais do que ser irmão, é mais do que sentir saudade, é mais do que querer abraçá-lo todos os dias.

SEJA DOCE.

...Seja gentil.

Seja educado.

Seja humano.

A simplicidade é infinitamente superior a erudição.

Compreensão é a capacidade de perscrutar um assunto e entender o significado dele por discernir o relacionamento entre as suas partes e o todo.

A mera repreensão, não um golpe violento, é o que basta para a pessoa de entendimento.

Apesar de tôda a sua sabedoria, é possível que aja indiscreta ou erradamente.

Por esta razão precisa talvez de tempos a tempos uma repreensão, para trazê-lo de volta ao entendimento.

"O apetite do trabalhador o faz trabalhar arduamente, Pois a fome o impele a fazer isso."

(Manual do bem viver)

A pessoa de entendimento não recusará a repreensão, escarnecendo depois.

"Um desejo normal, como o apetite por alimentos, pode nos motivar a ser produtivos. Tal desejo é positivo."

(Obra de Referência)

Devemos nos manter achegados à compreensão, como a um amigo íntimo.

"O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca, e é preciso andar muito para se alcançar o que está perto."

(José Saramago)