MONUMENTO

Francisco de Paula Melo Aguiar

O principal monumento de uma cidade é o povo que a mantém pagando seus impostos diretos e indiretos.

É pura sandice de cachaça imbebivel deixar o povo para depois, usando instrumentos de manipulação popular de cala-boca ou arrumação de caráter eleitoreiro.

Isto mesmo porque "nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar encontrar respostas para os problemas que a afligem" , no dizer de Zygmunt Bauman (1925-2017), sociólogo e filósofo polonês.

Isto mesmo, principalmente quando a população vive em uma cidade esbanjando dinheiro público e não tem uma única obra estruturante que faça dela o orgulho de todos, a exemplos de: 1) um estação rodoviária municipal com condições de atender às necessidades da população; 2) um hospital Infantojuvenil municipal; 3) reforma geral do mercado público central, construído em 1940 que aí se encontra caindo aos pedaços, sem higiene e segurança física aos comerciantes, empregados e a população de modo geral; 4) construção do centro administrativo municipal para fazer funcionar todas as secretarias e o gabinete do gestor no mesmo local para de fato atender o povo ; 5) construção de um hospital público municipal tendo como modelo o "trauminha" da Capital; 6) Construção de UPAs em cada bairro que tenha vinte mil habitantes para atendimento diurno e noturno; 7) Central.de de abastecimento e distribuição de remédio a população carente, segundo prescrições médicas; 8) Central de regulação de exames e internação do SUS -Serviço Único de Saúde, para atendimento 24h durante os 365 dias do ano, sem interrupção e intervenção política de qualquer gestor e seus comandados; 9) reestruturação do sistema escolar municipal que aí se encontra falido em sua essência para fazer a população sonhar outra vez que é possível educar e instruir seus filhos, a começar pelas creches e não depósitos de crianças como aí se encontra iludicamente presente; 10) dar condições funcionais a começar por correção salarial a todos funcionários públicos e contratados para que a máquina administrativa atenda a população que clama por serviços públicos de qualidade e a própria manutenção do que tem e não funciona por falta de gestão; 11) estádio de futebol condigno a altura de acordar o gosto pelos esportes por parte da juventude, assim como nos adultos e na melhor idade; 12) praças planejadas com arquitetura e equipamentos para atendimento ao público , como academias ao ar livre com profissionais da educação física atendendo os sete dias da semana, etc; 13) ouvir e fazer o que o povo quer que faça com o dinheiro dos impostos diretos e indiretos tirado do mesmo povo na compra de tudo que come ou usa.

Festas e eventos públicos com bandas locais, regionais e nacionais, porque o povo não é de ferro.

E até porque "não procures esconder nada; o tempo vê, escuta e revela tudo, segundo Sófocles (487 ou 496 a.C - 406 ou 405 a.C), dramaturgo grego.

Esta é apenas, uma vírgula que o monumento municipal número um - chamado: povo da cidade, realmente precisa, porque é este povo que vive e convive com as endêmicas e insolúveis situações de; saúde, cultura, educação, segurança, emprego, renda, práticas esportivas, distribuição de comida (restaurante popular), lazer, limpeza pública rm todas as ruas, praças e bairros, construções permanentes de calçamento e asfaltamento de ruas, praças, falta de cursos de formação e qualificação de mãodeobra em todas as áreas e setores funcionais.

O monumento chamado povo sabe que "assim como um conto, assim é a vida: não é quanto tempo ela dura, mas quão boa ela é", segundo Sêneca (4 a.C -65), filósofo romano.

O mosquito da dengue está assombrando o poder nacional, estadual e municipal, porque o mesmo só é lembrado quando a população não aguenta mais sofrer com dores e mortes, ai aparece o "socorro" eleitoral de cada em quatro anos. Aqui é bom lembrar a falta de tratamento de água e do esgotamento sanitário da cidade, falta de campanha orientando a população a combater tal mosquito, tudo isto acontece por falta de construção de uma cultura de vivência e convivência com paz e saúde.

Onde dona ANE está "tocando" o tratamento do esgotamento sanitário do povo de Santa Rita?

Ao povo enquanto monumento central, a palavra para dizer o que sente, consente e não consente.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 28/02/2024
Reeditado em 28/02/2024
Código do texto: T8008761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.