Corpo e Alma

NUNCA me interessei pelos livros dos grandes pensadores. Um erro monumental. No entanto sempre gostei de ler resumos dos grandes filósofos. Por outro lado, aprendi um pouco de filosofia e dis mistérios da alma lendo romances. Principalmente os de Dostoiévski. Li toda a obra dele. Para mim o melhor de seus romances é Os Irmãos Karamazóv.

Há nesse romance uma infinidade de questionamentos sobre a vida, Deus, a alma e a condição humana. Muitos leitores e literatos acham que o trecho mais importante do livro seria, se não me engano o capítulo nove, as divagações de Ivan e seus demônios. Porém o que me fez mais pensar na vida e na confiçai humana foi um texto mais simples mas que achei mais profundo: a morte do padre Zózima, um monge boníssimo que era o mentor espiritual do caçula dos Karamazóv, Aliocha. Quando o padre está no caixão e dele exala um forte fedor, Aliocha se revolta desnorteado pelo fato de Deus permitir que o cadáver em tão pouco tempo exalasse tanto fedor em se tratando de alguém quase santo. É justamente aí que o autor demonstra que todos, até os bons, somos todos iguais. Em outra palavras, o corpo se desintegra e apodrece mas a alma transcende a vida terrena. No mais, é um livro inesquecível. Jamais esqueci uma frase do autor: - Se Deus não existisse tudo seria permitido. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/02/2024
Código do texto: T8008204
Classificação de conteúdo: seguro