EVENTO BENEFICENTE
Sempre que refletimos acerca das circunstâncias da vida, temos a oportunidade de tentar entender algumas questões que se apresentam, vez por outra, diante de nosso imaginário. São questões sobre temas corriqueiros, comuns, mas que podem nos proporcionar ensinamentos para os dias vindouros.
Recentemente, pairou sob meu olhar, um quadro inusitado. Acontece que uma situação nada convencional ocorreu num momento que se mostrou deveras inesperado.
Foi assim que aconteceu; Meus irmãos e eu fomos convidados para participar de um evento beneficente bem pitoresco. Seria um baile temático, onde os colaboradores seriam homenageados e, ao tempo que colaborassem com uma quantia à nossa escolha, e conforme o valor arrecadado, cobrissem os gastos investidos na promoção da festa, o restante seria doado a três instituições ou Ongs.
Pensando no quanto poderíamos contribuir para o bem estar de crianças carentes, pessoas com doenças graves ou terminais, ou ainda com lares de idosos. Resolvemos participar com quantias bem generosas.
Minha irmã é uma empreendedora muito bem sucedida do ramo da estética e maquiagens, tendo criado a fórmula de um creme anti-rugas, que faz o maior sucesso entre a mulherada.
Arnaldo, o mais velho, é programador de softwares aeronáuticos, com contratos de prestação de serviços assinados com uma companhia aérea brasileira e outra argentina e com negócios feitos em outros países. O que o torna um dos mais bem sucedidos em seu ramo de atuação;
Angelo, o caçula e nosso prodígio, é um gênio da tecnologia. Uma espécie de Elon Musk com bem menos idade e dinheiro, e muito mais cabelos. Este mesmo criou alguns dos mais úteis aplicativos usados nos sistemas IOS, Windows e Android. O sucesso dessas criações lhe renderam excelentes aplicações financeiras nas melhores bolsas do mundo. Garantindo assim alguns milhares de euros por ano, bem como sua aposentadoria precoce.
Eu, o mais humilde da família, publiquei 5 e-books técnicos, 23 livros de autoajuda, e 8 de literatura de ficção, sendo 3 deles best-sellers em mais de 30 países.O que permite a mim, uma atividade no meio literário, consideravelmente satisfatória. O sucesso profissional, carreiras excepcionais nos permitiram correr o mundo, conhecer pessoas influentes e experimentar coisas que um dia foram apenas sonhos. Por outro lado, nos afastamos uns dos outros, e de nossos pais, fisicamente pelo menos, já que sempre nos comunicamos, utilizando os recursos tecnológicos que o sucesso nos proporcionou. Anos e anos nos separavam. Até aquele instante.
Pois bem, contabilidades e nostalgias à parte, voltemos ao evento. O convite foi aceito. As quantias gordas e suculentas foram transferidas e nos preparamos para a festa.
O burburinho era tamanho que nem mesmo o Oscar da música latina(Grammy) poderia ofuscar o brilho da organização. Parecia que nada poderia decepcionar até mesmo o mais pessimista secador do sucesso alheio presente num evento como aquele, no entanto, muitas surpresas nos aguardavam. Algo inesperado e inimaginável estava reservado para nós naquele lugar.
A cerimonialista testou o microfone umas duas vezes antes de anunciar o início do evento. Chamou o nome de meus irmãos e o meu, entre outras pessoas, para compor uma bancada especial, onde seríamos homenageados. Algumas apresentações culturais foram acontecendo enquanto aguardávamos o tão esperado momento do leilão e do baile, onde teríamos nosso ego afagado pelos convidados e pelos representantes das instituições que seriam contempladas.
Depois de longos e maçantes números apresentados, deu-se início o leilão. Eu e meus irmãos nos divertimos, colocando o papo em dia, trocando novidades em nossas carreiras e nossas famílias. O tempo foi passando e quando já achávamos que o evento não poderia mais surpreender em nada. Eis que aconteceu algo impressionante.
O que se viu, de repente, foi uma transformação incrível de todo o cenário, pessoas foram surgindo de lugares que nem sabíamos que existiam naquele local. Uma espécie de encenação de nível cinematográfico foi contando, em pequenos atos, a nossa história. Toda nossa trajetória foi se descortinando e enchendo os olhos dos espectadores e marejando os nossos. Por fim, um telão gigantesco se abriu no fundo do palco e então…. Nossos pais apareceram em uma gravação, onde diziam: "Filhos, nós não podemos estar aí com vocês neste momento, pois as circunstâncias não permitiram. Mas queremos que vocês entendam que fizemos essa surpresa para que saibam o quanto os amamos, o quanto somos orgulhosos dos filhos que tivemos, criamos e ensinamos. Jamais poderemos retribuir o carinho que nos proporcionaram, ao enviarem esse pacote de viagem ao redor do mundo. Estamos vivendo momentos maravilhosos. Vocês merecem todas as homenagens, pois sua generosidade e compaixão pelo próximo são dádiva do altíssimo. Deus abençoe todos vocês e…!”
Antes que terminasse a frase, a gravação parou. Um chiado típico de TV fora do ar se prolongou e depois, a tela se apagou. Minha irmã, assustada, começou a chorar. O restante de nós, sem entender o que havia acontecido. Meu irmão mais novo abraçou-me. Os outros dois com o olhar assombrado. Pensamos o pior. Até que, da lateral esquerda do palco, duas figuras conhecidas adentraram. Ambos com objetos nas mãos e um grande e lindo sorriso no rosto. Nosso pai e nossa mãe!!
O choro foi inevitável e contagiante. Corremos até eles e os abraçamos entre soluços. Abraço coletivo, seguido de uma sucessão de abraços decorados e molhados.
Três instituições e uma pessoa enferma foram beneficiadas, com as nossas doações e o resultado do leilão. No entanto, os maiores vencedores fomos nós. Depois do susto e da alegria do reencontro familiar, reconhecemos nosso valiosíssimo benefício, uma importante lição: Uma Família vale todo e qualquer sacrifício, para estarmos mais tempo juntos. Viva a família!