UM JOGO INCLUSIVO

Interessante essa proliferação de esportes que passamos a dispor recentemente, alguns surgem como novidade mesmo, outros apenas demoraram a chegar por aqui, como é o caso do pickleball, criado nos EEUU, ainda na década de cinquenta do século passado, mas que só agora efetivamente aportou aqui, na Zona Sul do RIO, onde se construiu a infraestrutura que permitiu a prática desse esporte, facilitando posteriormente assim sua disseminação.

Entre conhecidos, já se veiculava a recente inauguração de três quadras de pickleball, aqui pertinho de casa, na Casa do Minho, logo no início do bairro do Cosme Velho.

O pickleball é um esporte que combina elementos de tênis, beachtênis e tênis de mesa.

O jogo acontece em quadra semelhante à do tênis, porém bem menor, e com rede mais baixa. As raquetes são menores que as de beachtênis e tem formato único, quase retangular e uma bola de plástico toda perfurada, muito leve e maior que as de tênis, e que lembra muito aquelas para crianças pequenas brincarem, que trazem um guizo dentro.

O objetivo do jogo é marcar pontos, devolvendo a bola por cima da rede, de preferência curtinha, para dificultar sua devolução, exigindo perícia do adversário, para que não levante muito a bola, o que facilitaria fechar o ponto.

O jogo pode acontecer em duplas, ou simples sendo adequado para jogadores de todas as idades. Por ser de fácil aprendizado, proporciona um bom exercício físico e também uma ótima maneira de socializar.

Em uma quadra oficial de tênis, aí incluídas as áreas laterais e de fundo, permite a construção de quatro quadras de pickleball, ou seja, no mesmo espaço que quatro jogam tênis, dezesseis poderiam estar jogando pickleball.

Para facilitar a vida dos adeptos, aqui no RIO, os clubes estão usando ginásios desportivos para montagem das quadras, o que permite praticar o esporte em dias chuvosos, ou mesmo naquelas horas em que habitualmente as quadras de tênis ficam desertas, em função do calor extremo, principalmente no auge do verão.

Como todo jogo que se utiliza de raquete e bola exige estratégias específicas, não importando se jogado individualmente ou em dupla, e para isso não tem jeito, só a experiência em quadra vai permitir o conhecimento da melhor hora de atacar ou se defender.

Agora, o mais importante, e isso vale para qualquer esporte, prestar muita atenção em alguns jogos antes de efetivamente entrar em quadra, pois assim não partirá do zero de conhecimento.

Com tudo isso que escrevi, consegui botar um pouquinho que seja de água na boca? Então, mãos a obra, nem se preocupe em comprar raquete e bola, pois nesse início dos trabalhos esse material é normalmente disponibilizado para o jogo. Tenha paciência antes de partir para a compra de equipamentos, que inclusive pode custar muito caro para os desativados.

Alcides José de Carvalho Carneiro
Enviado por Alcides José de Carvalho Carneiro em 26/02/2024
Código do texto: T8007854
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.