Patriotismo

POSSO até contrariar e espantar algumas pessoas, mas sou alguém que não teme expor suas peculiaridades. Sou tipo livro aberto.

Vejam bem, muita gente se emociona quando ouve o Hino Nacional, vê a Bandeira, assiste desfiles, veste camisas verde amarelas, de enrola em bandeiras e bota a mão no peito e se emociona quando ouve o hino. Eu não gosto do hino, não acho a bandeira bonita, detesto desfiles principalmente militares, nunca vesti nem a camisa da sekeçao e não me emociono e nem ligo para as chamadas datas cívicas. Desfiles corro para bem longe.

Mas mesmo assim, na contracorrente do civismo de ocasião, mesmo sem vestir fantasia e fazer cabriolas ridículas, me considero um patriota. Sim porque patriotismo não é fantasia e nem demagogia. É algo muito sério, é amar futuramente a sua pátria tentando dar sua colaboração na luta contra as desigualdades, proteção do meio ambiente, da cultura e principalmente defendendo a democracia. Patriotismo é testemunho de vida. Aconselho a quem não leu, ler o poema de Vinicius de Moraes, Pátria Minha. Ali está a receita do patriotismo de verdade. Juro. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/02/2024
Código do texto: T8007467
Classificação de conteúdo: seguro