Entre Sem Bater - Ser Honesto

Thomas Paine disse:

"... aquele que não ousa ofender não pode ser honesto ..."(1)

Em primeiro lugar, podemos afirmar que Thomas Paine foi um revolucionário(*) e, no seu tempo, também ser honesto era o normal. Sua ideia de comparar um homem morto(2) a um homem que não usa a razão, é lapidar. Surpreendentemente, após 200 anos da morte de Paine, e com brasileiros adoradores dos pensamentos estadunidenses, a ideia prosperou.

SER HONESTO

Sendo bem honesto, a união de pensamentos de alguns autores, como Thomas Paine, permitiria um corolário completo com endereço aos estultos. Desde que publiquei o pensamento de Paine acerca da inutilidade de ser discutir com um homem sem razão, as confirmações são diárias.

Vivemos num tempo em que o cara não consegue ser honesto diante do espelho, e sai arrotando nas redes sociais com seus comparsas. Como se não bastasse, se algum inimigo faz algum discurso sincero, que alguns chamam de ofensa, estes covardes praticam o diversionismo e a hipocrisia.

MUNDO MODERNO

Frases de pensadores e filósofos, que faleceram antes das tecnologias tomarem conta do mundo moderno(3), estão atualizadíssimas e se mostram verdadeiras. Atualmente, é difícil escolher uma frase para escrever sobre casos reais e comprovar que a cabeça das pessoas só piorou. Para cada adjetivo, que qualifica ou desqualifica, temos, certamente, dezenas de pensamentos, paráfrases e aforismos que cabem como uma luva.

Desse modo, a frase de Paine ajusta-se em duas ou mais situações interessantes, a questão da honestidade e da sinceridade. Tornou-se quase um pecado mortal ser honesto e sincero. As redes sociais ganham, a cada dia, associação com os pecados capitais(4), de maneira que não tem retorno.

SINCERIDADE E OFENSAS

Em tempos de redes sociais e comunicação instantânea, a sociedade se vê diante de um paradoxo intrigante. De um lado a busca por grupos de concordância e a condenação da sinceridade. Por outro lado, a honestidade, outrora um pilar fundamental das relações humanas, tornou-se um pecado digital. E a questão da honestidade não se restringe a roubar algo que não pertence a outra pessoa.

Estes tempos modernos fizeram crescer a desonestidade e o estelionato intelectual, a partir de mentiras e desinformação.

Enquanto isso as fake news, sob o disfarce de verdades convenientes, se proliferam como um rastilho de pólvora, gerando explosões de polarização e ódio. Temos, por exemplo, o caso de crianças sofrendo abuso, em imagens num determinado país europeu. Alguém, ou grupos de bandidos virtuais, indica que os acontecimentos se deram na Ilha de Marajó, e muitos vassalos propagam a mentira.

A BOLHA DO CONFORTO VIRTUAL

Essas redes sociais, são ferramentas que deveriam conectar e unir as pessoas. Entretanto, transformaram-se em bolhas de conforto virtuais para aqueles fracos de caráter. Algoritmos poderosos moldam feeds, mentes e corações, alimentando-os com conteúdos pouco honestos. Enfim, são pessoas que só querem confirmar crenças e dogmas pré-existentes. Assim sendo, amplificam as vozes de manipuladores que possuem pensamentos homogêneos. Essa imersão em ambientes de concordância gera a falsa sensação de segurança e validação. Contudo, impede de maneira irreversível, o diálogo construtivo e a troca de ideias divergentes.

O PECADO DA DISCORDÂNCIA

Neste quadro de bolhas, concordâncias e guetos mentais, surpreendentemente, a discordância se torna um ato quase herético. Aquele que ousa questionar o senso comum do grupo sofre ataques, acusações e até mesmo banimentos. A crítica e o debate, anteriormente uma oportunidade de crescimento e aprendizagem, agora têm tratamento de ataque pessoal ou ofensa.

A ASCENÇÃO DA HIPOCRISIA

Na era das fake news, a verdade se torna maleável, adaptando-se à conveniência de cada grupo, ser honesto é exceção. A hipocrisia floresce, pois indivíduos defendem valores que não praticam e condenam comportamentos que secretamente praticam. A coerência se torna um fardo pesado em um mundo onde a imagem vale mais que a essência.

FAKE NEWS: A PÓLVORA DA POLARIZAÇÃO

As notícias verdadeiras sofrem questionamento e as falsas proliferam nas redes sociais como um vírus. Certamente, aqueles que se beneficiam da divisão e do caos manipulam as pessoas a compartilharem todo sortilégio de desonestidade. Essas informações falsas inflam paixões e alimentam a polarização política, religiosa e até em setores profissionais. A verdade se perde em um mar de mentiras, tornando impossível o diálogo racional e a construção de consenso, TIC ... TAC...

SOCIEDADE EM VERTIGEM

Diante desse cenário real, cada indivíduo deveria questionar o papel que desempenha na sociedade. Como se não bastasse, deveria repensar não no mundo que deixou para seus filhos, mas que espécie de filhos deixou para o mundo.

Certamente, os profissionais com qualificação para debater este passado, presente e futuro estão dentro de um grande dilema. De um lado, alguns defendem o afastamento das redes sociais e o debate fora delas. Por outro lado, picaretas e maus profissionais levam o debate para as redes sociais e se apresentam com títulos como coaches, mentores e afins. Em cima do muro, aqueles que não aceitam a revolução em curso, e mantém o corporativismo de falsos juramentos profissionais. Em suma, a sociedade, como um todo, está perdendo de goleada, os "7 a 1" foram brincadeira de criança.

Por isso, é preciso ser honesto e ter coragem para romper as bolhas de conforto, buscar o diálogo construtivo e defender a verdade. Com toda a certeza, qualquer manifestação como este texto, é impopular e pode cair como uma carapuça para os desonestos. A honestidade e a sinceridade, valores outrora atributos positivos, precisam de resgate e valorização e serem "normais" novamente.

Desta forma, somente através do diálogo honesto e sincero, da busca pela verdade e da rejeição da hipocrisia construiremos alguma coisa tolerante e coesa. Sem dúvida, a desonestidade, o ódio e a mentira tornaram-se prerrogativa dos insensatos(5) e estultos.

O futuro da nossa sociedade depende da nossa capacidade de superar a polarização e reconstruir a ponte da comunicação autêntica. Quando se ouve frases como ".. nós somos o povo que Ele escolheu ..." é fácil lembrar de outra que dizia "... nós somos a única raça pura ...". Portanto, a mesma analogia deve merecer uma transposição para aqueles grupos e patotas virtuais que pensam igual.

Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) Anteriormente, revolucionário era aquele que pegava em armas para defender ideais. Atualmente, o revolucionário tem que provar que se é honesto mostrando ideias e tentando o debate. Perdemos !

(1) "Entre sem bater - Thomas Paine - Ser Honesto" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/02/25/entre-sem-bater-thomas-paine-ser-honesto/

(2) "Entre sem bater - Thomas Paine - Homem Morto" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/10/09/entre-sem-bater-thomas-paine-homem-morto/

(3) "Entre sem bater - G K Chesterton - Mundo Moderno" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/16/entre-sem-bater-g-k-chesterton-mundo-moderno/

(4) "Pecados - As origens e o mundo digital" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/05/04/pecados-as-origens-e-o-mundo-digital/

(5) "Entre sem bater - Anonymous - Prerrogativa dos Insensatos" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/02/10/entre-sem-bater-anonymous-prerrogativa-dos-insensatos/