O CRIME DA GAIOLA DOURADA.

Não é isso que você está pensando, caríssimo leitor, a crônica de hoje não é sobre crime de verdade, trata-se de uma resenha de um autor, na minha opinião, excepcional, é o único livro que tenho desse gênio, lido tempos atrás, certamente, alvo de próximas leituras.

O crime da gaiola dourada, escrito por R. F. Lucchetti, é sem dúvidas uma belíssima e engenhosa obra, cuja narrativa nos prende a atenção do começo ao fim. É um livro pequeno, de rápida leitura, entretanto, devido a riqueza de detalhes, não aconselho uma leitura apressada dessa maravilhosa obra.

O livro é escrito em primeira pessoa, o narrador é Sam Warck, um jornalista norte americano. A história começa falando de uma mulher recém divorciada, a Sra. Dora Bresse, mulher rica, que adora ser o alvo das atenções e notícias. O jornalista - que é o narrador - uma vez desempregado do periódico de notícias, em certo momento recebe um inusitado convite da Sra. Dora Bresse para se juntar à ela em uma viagem em seu iate ( Rose Mary ) rumo a Havana. No barco estão algumas pessoas de sua confiança e convívio pessoal, e, o Jornalista que teria a finalidade de noticiar sobre Dora e fazê-la visível novamente para o público. Na embarcação algo inusitado acontece, querendo ser o alvo das atenções da mídia, pede para o repórter que espalhe uma nota sobre seu noivado com o ator - coisa que ela decidiu de momento - o filho de Dora, Henry, em um ato de desaprovação, na tentativa de chamar a atenção da mãe, atira-se ao mar tentando um suicídio. Gordon Rice, amigo a 30 anos da família, rico proprietário viajante, 50 anos, atira-se ao mar e salva o jovem rapaz. O jornalista, na recusa de dar à notícia do jeito que Dora queria, acaba sendo despedido. A viagem acontece sem mais novidades. Uma vez em sua suntuosa mansão, a Gaiola dourada, Dora está reunida com o jovem ator, e seus filhos, mas algo inesperado acontece. Dora é encontrada morta em sua mansão, a culpa do crime recai sobre o jovem ator que estava mais próximo dela no momento da morte. Boris Sergevitch Perutkim, é o investigador que se ocupará do caso, tendo a ajuda de Bem Smith, outro investigador.

A trama vai girar em torno da investigação desse misterioso assassinato. ( O esposo de Dora havia procurado pelo detetive - também se fazia presente na mansão no dia do crime - acabou descobrindo que sua ex-esposa pretendia fazer um testamento no nome do jovem ator, ele tentou falar com ela para impedi-la, mas acabou encontrando-a morta ). Tomás é o principal acusado do crime, em determinado momento, o conde, Gieriny Triolovich, divorciado da filha da Dora, Rose Mary, confessa o assassinato, porém, fica evidente que ele não é o culpado. O detetive então volta suas atenções ao ex de Dora, e durante quase toda a narrativa ele vai sendo o acusado mais provável, mais dois assassinatos, de possíveis testemunhas que conheciam o assassino acontecem, um a bordo do barco, na cerimônia de funeral de Dora, durante um terrível temporal, outro, em frente a um hotel.. Somente ao final do livro, de uma forma surpreendente e engenhosa do detetive, que descobre-se o verdadeiro culpado, que era quem eu menos esperava.

Romance surpreende de R.F.Lucchetti.

Um livro que certamente recomendo.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 25/02/2024
Código do texto: T8006738
Classificação de conteúdo: seguro