Erros de Português? VII
Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.
- Sabe que aprendi uma diferença interessante anteontem? Eu achava que furtar era usado para objetos e roubar, para pessoas ou locais. Por exemplo: “Eu fui roubado. Furtaram minha carteira”. “Roubaram o banco e furtaram barras de ouro”. “Roubaram o meu carro e furtaram o estepe”.
- E não é assim? Será que venho empregando esses verbos de modo errado?
- Pois é! A diferença está no uso da violência, geralmente física. Furtar é levar algo sem violência, enquanto roubar é levar algo mediante o uso de violência.
- Bingo! Eu estou tentando entender quando usar “pagado” e “pago”, por exemplo. Ou “salvado e “salvo”, “soltado” e “solto”, “chegado” e “chego” etc.
- Observe: “Eu tinha pagado o boleto” e “O boleto está pago”. Mais exemplos: “Eu tinha salvado esse arquivo” e “Esse arquivo está salvo”; “A justiça tem soltado banidos” e “O bandido está solto novamente”. Se trocar, fica errado.
- Como? Não entendi. É errado dizer “A justiça tem solto muita gente”?
- Sim, está errado. Eu ganhei um pote de farinhada numa aposta com um lojista. Ele me disse “Eu já tinha chego” e eu disse-lhe que o certo é “Eu já tinha chegado”. Ele achou um absurdo e apostamos. Ele perdeu.
- Entendi. Então o certo é “Eu havia ganhado o prêmio” e “Esse prêmio está ganho” ou “Ele havia aceitado a regra” e “A regra está aceita”.
- Exato. Pense em “aceitado” e “aceito”, uma palavra maior e outra menor. A maior vai com “ter” ou “haver”. A menor, com “ser” ou “estar”. “Tenho aceitado” ou “Havia aceitado” e “Foi aceito” ou “Está aceito”.
- Excelente! Eu também ganhei uma aposta, sabe? Uma colega pediu-me para ler seu relatório e encontrei um “paralização” que circundei. Ela achou aquilo um absurdo e chamou-me de analfabeto na frente dos colegas.
- Que arrogante! Ela foi avisada; podia fazer uma consulta discreta, não?
- Apostamos uma semana de lanche na cantina. A cada dia ela bufava mais de raiva e eu nem sequer exagerei nas porções. A turma toda sabe até hoje que “paralisação” é escrito com “s”. “Eu havia ganhado”. “O lanche foi ganho”!