Tirando as vendas

"Maldito o homem que confia no homem ".

Essa frase é tão certeira quanto serve de alerta. Infelizmente, durante a juventude somos movidos por impulsos e acabamos "metendo os pés pelas mãos "... não fosse os hormônios explodindo dentro de nós, talvez seríamos mais cautelosos, mais seletivos, mais racionais. Porém, alguns desses infortúnios que vamos colecionando na idade em que a maturidade ainda não foi desenvolvida e eventualmente acabamos andando sobre a corda bamba, é que irão nos transformar de vez, transpondo-nos para outros lugares... declínio ou ascenção. Todavia, o mérito, se esse ocorrer, não é dos nossos algozes, mas da nossa capacidade de nos remoldar frente às situações mais desafiadoras de nossas vidas. Perspectiva nos auxilia a elucidar os fatos. Se, fazendo um balanço de tudo, constatarmos que estamos no "negativo", faltará "saldo" para pagar os "pedágios" seguintes da nossa caminhada... a menos que se queira ficar estagnado na pedra onde tropeçou... avaliando com mais atenção, poderemos esboçar quais foram as perdas e quais foram os ganhos, e assim, decidir como serão os próximos passos. É lógico que nessa jornada, por vezes colhemos desafetos, mas pergunte-se: quantos desses não foram duras lições e livramentos também?... por conseguirmos enxergar sem máscaras a face daqueles que, para se aproximarem de nós e alcançarem suas verdadeiras intenções, foram dissimulados e no momento oportuno nos golpearam.

A vida não está nem aí para os ingênuos, nem para os acovardados, os distraídos e tampouco para os que incorporam o vitimismo. Ela vai dar porr@d@s até que possamos despertar. Temos de prestar atenção no "jogo ", fazer bom uso das fichas dadas e fazer apostas acertadas; caso contrário, sempre estaremos no prejuízo. Enquanto a gente se culpa por alguns terem entrado em nossas vidas e causado desordem, iremos sentir pena de nós mesmos e ficaremos prostrados e cheios de lamúrias. Mais do que agir, a vida pede pulso forte para reagir. Só assim iremos nos reerguer depois de vários golpes. Vamos nos tornando pessoas mais fortes e resilientes. Seguimos em frente, sem medo de qualquer desafio que tente nos derrubar, porque aprendemos a enfrentar, sem ter de revidar os golpes... não será qualquer coisa que irá nos levar ao chão... principalmente quando descobrimos a direção... pode haver nocaute?... Sim!... a vida é imprevisível... e por isso, também terão revanches e chances... de recomeçar, de dar a volta por cima... porque enquanto o jogo está rolando, nada está perdido, ainda que a gente se sinta meio perdido.

Fênix Arte
Enviado por Fênix Arte em 23/02/2024
Reeditado em 24/02/2024
Código do texto: T8005021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.