CRÔNICAS - UMA AVENTURA NOS BONS TEMPOS DA BRILHANTINA...?!

CRÔNICAS – UMA AVENTURA NOS BONS TEMPOS DA BRILHANTINA...

Jamais me esqueço das aventuras, por esse Brasil sem limites e nos bons tempos da tal ditadura militar...

Saímos de São Paulo num fim de semana, para conhecer Brasília e imagine de carro novo um Opala 1969... cheirando tinta e claro sem conhecer nem a estrada e nem o roteiro... saímos de São Paulo com a verba de conhecer a capital inaugurada por Juscelino Kubitschek e claro que imaginando que seria uma aventura sem tamanho...

Viajamos com a lotação de eu e mais 3 irmãs que me acompanharam nessa viagem de quase 1 dia... pois saímos logo bem cedinho numa sexta feira ainda sem o sol sair de nossa casa no Jardim da Saúde, passamos pelo posto de gasolina mas ainda estava tudo fechado... naturalmente como tinha meio tanque de gasolina... seguimos viagem assim mesmo...

Naquela época ainda não tínhamos a rodovia dos Bandeirantes, somente a Via Anhanguera e sem tal duplicação, mas nem pedagiada como agora que a cada 30 km rodados temos um pedágio para nos cobrar por usar tal rodovia...

Seguimos até chegarmos na reserva do tanque de gasolina, e assim paramos num posto para nos alimentar... afinal saco vazio não para em pé... exatamente num posto onde os ônibus que trafegam de São Paulo a Brasília param com seus clientes...

Aprendam a usar tais postos de gasolina pois são bem melhores cuidados com banheiros limpos e alimentação feita na hora devido a quantidade de clientes, não irás saborear produtos feitos em dias anteriores e muitas vezes já estragados...

Seguimos a nossa viagem agora de tanque cheio e acreditando que daria para chegar a Brasília, mas devido a problemas de platinado, num carro novo... o gasto por km foi maior e sentimos que não havia posto para nos atender e vemos que estamos chegando na reserva e não há nenhum posto de gasolina a vista...

Paramos para perguntar num quiosque de rodovia vendendo abacaxi e outras frutas da época e o vendedor muito prestativo nos informou que teria um posto ... não bem um posto... mas um socorro de um posto em João Pinheiro... imagine que chegamos quase no cheiro com tanque quase vazio nesse posto socorro...e imagine como era tal jeito de nos atender... era um tambor com combustível do qual tinha uma torneira feito barril de Chopes para pegar num vasilhame de 5 litros e assim era a medida para encher o tanque...

E o preço quase o dobro dos demais postos, afinal ele fazia um favor a todos nós incautos de não conhecer a dificuldade de achar posto de gasolina nessa estrada até chegar em Brasília...

Chegamos as 21 horas e fomos procurar um hotel... imagine o preço de um quarto para mim e mais outro para as 3 irmãs... dava mais que a metade do dinheiro que tínhamos... desistimos... pois no dia seguinte ainda teríamos de consertar o carro que estava gastando demais combustível...

Onde pousamos, nem queiram saber... estávamos próximo a rodoviária de Brasília onde havia uma lanchonete e jantamos alguns lanches e claro usamos o banheiro deles bem limpo... e assim dormimos aquela noite ali mesmo no estacionamento dentro do Opala e avisamos o pessoal que iriamos dormir ali... e o vigia não se importou de cuidar da gente...

Pela manhã acordamos já com o sol quente demais, pois estamos acostumados com a nevoa em São Paulo, e lá em Brasília o dia já amanhecer com o céu azul maravilhoso e o sol brilhando... e a beleza da cidade a nossa frente... sem nenhum fio de poste a poste... pois toda iluminação a sua interligação é subterrânea...

Assim questionamos onde achar um mecânico ou uma autorizada da Chevrolet, pois o Opala novinho está gastando gasolina demais, e nos informa que é bem longe... e que pegue uma tal Avenida W sentido oeste e cerca de 10 km teremos uma autorizada da Chevrolet, mas nos fins de semana ela não abre...

Aquela notícia nos informa que estamos em Brasília sem condições de consertar o carro e vamos improvisar uma solução caseira com abertura maior do platinado e com ferramentas emprestadas de um outro viajante pelas estradas do Brasil... improvisamos o conserto... para ver se gastaria menos combustível...

Enchemos o tanque de novo... por segurança... e lá fomos visitar as belezas de Brasília... começando pela Catedral com os anjos suspensos no ar maravilhosos como se estivessem voando...

E demais belezas do Palácio da Alvorada... a cúpula e o vaso sanitário como diria Oscar Niemeyer sobre a sua obra do Congresso... e hoje realmente tudo aquilo é um vaso sanitário pois nossos eleitos são incompetentes e apenas corruptos legislando em causa própria...

Lanchamos de novo ali na Rodoviária, pois foram tão atenciosos conosco que fizemos questão de voltar até lá e pesquisamos mais hotéis mas o preço exorbitante em todos eles e o nosso dinheiro seria insuficiente para que ficássemos mais dias por ali...

Desistimos de continuar em Brasília... assim saímos de Brasília e seguimos para Goiânia, onde chegamos eram cerca de 17 horas... já com fome e claro lanchamos de novo e pesquisamos os preços de hotéis, bem mais em conta do que em Brasília... e poderíamos pernoitar ali...

Na segunda feira acordamos cedo e claro que consultamos se havia uma concessionária Chevrolet ai em Goiânia, mas abria apenas as 8 horas... e claro teríamos que tomar o nosso café no hotel e procurar tal concessionaria para ver se eles tinham condições de trocar a peça...

Infelizmente ainda aquela peça não havia no departamento de peças da concessionária e regularam de graça para nós e nos liberaram que poderíamos viajar que com certeza chegaríamos são e salvos em São Paulo... e chegamos... mas outra aventura dessa para ir a Brasília ... nunca mais... principalmente para ser preso na Papuda!!!

Nota do autor:- Imagine tais turistas que foram conhecer Brasília... inalaram gás lacrimogênio... levar balas de borracha em seus corpos e ainda estão presos na Papuda??? Pode????

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 21/02/2024
Código do texto: T8003554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.