Azul Celeste Estrelado

 

Em cada pequena cidade, sempre tem aqueles que por alguma razão se tornam especiais, e deixam suas marcas no imaginário popular. 

 

Por aqui não é diferente, dentre tantos, lembro-me do Senhor Zé dos sacos. Este amarrava diversos sacos(embalagem de açucar) um ao outro e saía juntando toda quinquilharia que encontrava pelo caminho.Carregava um velho violão com duas cordas.Era comum encontra-lo nas madrugadas,    em algum banco de praça        " tocando" e cantando luar do sertão.

 

Tinha também a  dona Maria Sapatão, ganhou esse nome por gostar de calçados de tamanho bem maior que o seu. Frequentemente era vista com dois sapatos em cada pé.

 

E tinha o dono da loja — Desorganizações Barqueiro. O nome peculiar  foi uma resposta ao seu concorrente, que havia reformado a loja e pintou na fachada em letras coloridas o nome Organizações Campos.

E  por   ser a sua loja uma grande "bagunça",  mas onde se encontrava de um tudo, em desagravo mandou fazer o seu letreiro, na contramão do outro.

Mas o que deu fama ao Senhor Barqueiro, foi o fato dele se vangloriar de que nunca recebia calotes.Mandava o diabo cobrar a conta.

 

Mas quero mesmo é contar sobre nosso  meninão, que atende por Derson, provavelmente diminutivo de seu nome.

Derson tem idade cronológica de aproximadamente uns 48 anos, e idade mental de dez anos.

 

O nosso garoto recebe um benefício assistencial  do governo como ajuda financeira , por isso cismou que precisa prestar serviços à comunidade.Foi assim que  se tornou  um Amigo da Escola.

 

Todos os dias, pela manhã e a tarde lá está o Derson  no portão da  escola para receber as crianças , sempre sob  a supervisão de um funcionário.

No momento do recreio, lá está ele, participando das  brincadeiras.

 

Ele é muito carinhoso e respeitoso, conhece  a história de cada criança ,  estes são  "alunos" da segunda geração.

O nosso Amigo  já cuidou dos pais destas crianças, nesta mesma escola.

 

Derson é torcedor incondicional do Cruzeiro Esporte Clube de Minas Gerais. Quando seu time perde um jogo —o que tem sido recorrente nos últimos tempos, o nosso menino grande fica  triste de dar dó. Chega na escola cabisbaixo  e a criançada já entende — o Cruzeiro perdeu.

 

Recebe muitas provocações dos torcedores do Atlético mineiro. Mesmo assim não deixa de vestir sua camisa azul, revida e procura justificar seu amado Cruzeiro.

 

No último domingo, o time do Cruzeiro veio jogar contra o Democrata, em uma cidade distante a uns oitenta kilometros da nossa. Um  grupo de amigos cruzeirenses foram assistir ao jogo e levaram o nosso  apaixonado torcedor.

 

Foi a primeira vez que Derson viu seu time do coração ao vivo e a cores, ali pertinho "cara/gramado", "gramado/cara".

Foi lindo de ver, a alegria do nosso Derson, registrado nas mídias sociais dos amigos cruzeirenses.

 

Coração de menino não tem pudor perante a alegria, e Derson aplaudiu, sorriu, cantou, beijou a camisa azul, contagiando a todos.

O placar : Cruzeiro = 3

                  Democrata = 1

 

Segunda-feira por aqui foi uma toada de zeeeiroooooo,zeeeirooooo,  zeeeirooooo, zeeeiroooooo  durante todo o dia, e adivinhem o responsável pela cantoria?

 

É Terça-feira, ainda há pouco, Derson passou em frente ao meu portão vestindo uniforme do Cruzeiro, e me disse assim:

Graça ocê viu? 3 a 1 é zeeeiroooooo. E cantarolou.....

Ôoo, Ôoo,

Sou um multicampeão

Sou Cruzeiro tradição

Azul e branco é minha farda

As cinco estrelas brilham mais...

 

Em um tom mais alto, continuou...

 

Um gigante incontestado

No presente,no passado

Azul celeste estrelado

Meu amor,meu legado.

Tem  uma franga de freguês.....

 

E Derson me diz bem baixinho....

Ah,se eu ganhasse uma camisa do Rafael Cabral 

 

Eu   —  quem é Rafael Cabral?

Ele  —  Uai Graça, sabe não?

             é o goleiro , e eu sou fã  dele.        

           

E eu sou sua fã de carteirinha, Derson !

Seja abençoado, nosso eterno   menino grande.

                  

 

                      ***************

 

Imagem: Google 

 

 

Gracieluz
Enviado por Gracieluz em 20/02/2024
Reeditado em 23/02/2024
Código do texto: T8003281
Classificação de conteúdo: seguro